sexta-feira, 3 de maio de 2013

Novidade LIDEL: «Expressões Idiomáticas Ilustradas», de Sofia Rente




Expressões Idiomáticas Ilustradas


Esta obra aborda de um modo divertido e simultaneamente lúdico algumas das mais conhecidas expressões idiomáticas portuguesas, reunindo a informação necessária para responder às necessidades de estudantes estrangeiros mas também dos pais, educadores, professores e estudantes nativos.




A LIDEL - Edições Técnicas apresenta o livro Expressões Idiomáticas Ilustradas, com ilustrações de Luis Prina e da autoria de Sofia Rente, licenciada em Ensino de Português e coautora de diversos manuais escolares de Português.

As expressões idiomáticas refletem a riqueza cultural de determinada comunidade linguística, sendo através delas que se expressa uma determinada realidade de uma forma natural e inconsciente.

O livro Expressões Idiomáticas Ilustradas reúne 250 expressões idiomáticas, organizadas alfabeticamente, de modo a facilitar a sua localização. Para além da explicação clara e simples e do exemplo que permite observar o funcionamento destas frases em contexto real, todas elas são acompanhadas de uma ilustração humorística, que reproduz o significado literal da frase. Esta obra apresenta também a origem de algumas expressões, sempre que a mesma é conhecida, na tentativa de satisfazer o desejo dos que pretendem compreender como surgiram estas frases na nossa língua.

Nesta obra, incluem-se também outras expressões que podem ser usadas em contextos similares, ampliando-se, deste modo, o leque de frases à disposição do seu utilizador. Desta seleção constam as expressões mais conhecidas e usadas pela população portuguesa e órgãos de comunicação social em geral, mas também expressões regionais (Minho, Trás-os-Montes, Coimbra, Beiras, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) e de alguns países que compõem a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), nomeadamente Angola e Brasil, numa tentativa de dar voz a toda a diversidade cultural do mundo lusófono.

Expressões Idiomáticas Ilustradas reúne, assim, informação muito importante para falantes nativos, curiosos e para todos os interessados pela língua portuguesa, sendo uma ferramenta de estudo indispensável para os estudantes estrangeiros, que poderão de uma forma mais autónoma aplicar as expressões idiomáticas num contexto quotidiano.

Sem comentários: