quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

«Mistério em Branco - Um crime no Natal», de J. Jefferson Farjeon

Editora: Livros do Brasil
Data de publicação: 08-11-2018
N.º de páginas: 264

Devido a uma terrível tempestade de neve, um comboio que partiu de uma grande estação ferroviária ao norte do centro de Londres, é obrigado a parar a viagem em plena véspera de Natal. Vendo que o nevão vai-se intensificando de hora para hora, e com receio de passarem o dia de Natal com desconhecidos, um grupo de seis ocupantes de um compartimento do comboio decidem ir a pé até à estação mais próxima, mas perdem-se. Ao vislumbrarem uma casa, decidem pedir acomodação ao dono, enquanto a neve não dá tréguas. Todavia, na moradia (que tem a porta destrancada) David e Lydia Carrington (irmãos), Jessie Noyes (uma corista), Mr. Maltby (um espírita da Royal Psychical Society), Sr. Thomson (um funcionário de escritório) e Mr. Hopkins não encontram vivalma, mas a lareira está acesa, a chaleira está ao lume e a mesa posta para o chá. E na cozinha encontram uma faca no chão…
O tempo vai passando, a neve vai intensificando-se e este grupo de pessoas desconhecidas fica enclausurado nesta casa (Valley House) que irá causar arrepios em alguns dos elementos mais sensíveis deste grupo heterogéneo de indivíduos.
Este romance policial — um dos mais recentes volumes da nova coleção Vampiro, traduzido para português por Artur Lopes Cardoso — tem os ingredientes necessários para satisfazer os fãs deste género literário: personagens muito ecléticos que escondem segredos, uma mansão assustadora como cenário de fundo, voltas e reviravoltas na acção, e uma tríade incomum mas que funciona bem nesta história: um leve toque de humor britânico, espiritismo e horror.
Embora a história seja passada na véspera de Natal, na trama não encontramos muitas menções sobre esta quadra festiva. Portanto, este policial poderá ser lido em qualquer outra época do ano.
Mistério em Branco - Um crime no Natal foi originalmente publicado (sob o título Mystery in White) em 1937 e em 2014 foi reeditado pela The British Library, voltando a afirmar-se como um bestseller internacional, para pasmo dos editores, que justificaram o sucesso de vendas devido a existirem leitores ansiando por mistérios genuínos, da velha guarda, em vez de thrillers mais sombrios e modernos.
Tendo publicado entre o hiato de 1924 a 1955 mais de sessenta histórias de mistério, o escritor londrino Joseph Jefferson Farjeon (1883-1955) é tido como um dos mais aclamados escritores de policiais do seu tempo.

2 comentários:

Rui Alves disse...

Não há nada como um bom livro policial para preencher um dia de chuva. ;)

Unknown disse...

um classico