quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Os Prémio Nobel da Literatura 2018 e 2019

Depois de um ano sem atribuição de Prémio Nobel da Literatura, a Academia Sueca anunciou hoje os vendedores das edições 2018 e 2019: Olga Tokarczuk e Peter Handke, respectivamente.

De Olga Tokarczuk foi publicado em Março deste ano, pela Editora Cavalo de Ferro, o livro Viagens, que actualmente está na 2ª edição. Na próxima segunda-feira, dia 14, a editora tem agendado publicar um novo livro desta autora: Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos.

De Peter Handke, o seu mais recente livro traduzido para português foi Os Belos Dias de Aranjuez, de 2014, com a chancela da Editora Documenta. Em 2006 foi publicado o romance Numa Noite Escura Saí da Minha Casa Silenciosa (Ed. Casa das Letras; encontra-se esgotado). Pela Difel e Relógio d'Água foram também lançados nas décadas de 1980 e 1990 algumas obras suas. Teatro foi o primeiro livro deste escritor austríaco a ser publicado em Portugal, em 1975, pela Plátano Editora.
Olga Tokarczuk nasceu em Sulechów, uma pequena cidade polaca, em 1962. Formada em Psicologia, publicou o seu primeiro livro em 1989, uma coletânea de poesia intitulada Miasta w lustraché, seguindo-se os romances E. E. e Prawiek i inne czasy, tendo sido este último um sucesso.
A partir daí, a sua prosa afastou-se da narrativa mais convencional, aproximando-se da prosa breve e do ensaio. Uma das melhores e mais apreciadas autoras de hoje, a obra de Olga Tokarczuk tem sido alvo de várias distinções, nacionais e internacionais. Recebeu por duas vezes o mais importante prémio literário do seu país, o prémio Nike; em 2018, foi finalista do prémio Fémina Estrangeiro e vencedora do Prémio Internacional Man Booker. Os seus livros estão traduzidos em trinta línguas. Prémio Nobel da Literatura 2018.
Peter Handke, nasceu em Griffen, Áustria, a 6 de Dezembro de 1942. A infância passou-a em Griffen, na Áustria, e em Berlim Leste. Fez o liceu num seminário católico e, em 1961, ingressou no curso de Direito da Universidade de Graz (Áustria). Durante os seus tempos de estudante, Handke frequentou o grupo de escritores "Forum Stadtpark" e publicou artigos na revista "Manuskripte". Abandonou os estudos após a publicação do seu primeiro romance Die Hornissen, em 1965. Desde então tem dedicado a sua vida à escrita, distinguindo-se essencialmente como dramaturgo.
Atualmente Peter Handke vive em Chaville, França. Prémio Nobel da Literatura 2019.

Prémio Nobel da Literatura 2017: Kazuo Ishiguro.

Sem comentários: