quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Os britânicos Jonathan Coe e Ian McEwan publicam livros onde abordam o Brexit

Em vésperas do Brexit, são publicados em Portugal dois livros de autores britânicos de renome, onde é abordado a saída do Reino Unido da União Europeia.
De Jonathan Coe (n. Birmingham, 1961), a Porto Editora lançou no dia de hoje O Coração de Inglaterra, um romance sobre um país dividido, onde o autor aponta com humor as fragilidades da sociedade britânica moderna, em particular as que o Brexit veio pôr em evidência. Actual e pertinente, este livro está já nomeado para o Prémio Femina.

Ian McEwan (n. Aldershot, 1948) é outro escritor inglês que também escreveu um livro sobre a tragédia do Brexit. A Gradiva vai publicar dentro de algumas semanas A Barata (título original: The Cockroach), uma novela que é uma homenagem ao clássico de Kakfa A Metamorfose.
Sinopse
Ian, Sophie, Doug, Coriander, Benjamin e Colin são algumas das personagens de Jonathan Coe que partilham com milhões de britânicos as tormentas de um país dividido nas primeiras décadas do século XXI.
Quando, em 2010, é eleito um governo sem maioria, os problemas estão só a começar. Seis anos depois, o mundo recebe a estrondosa notícia de que o Reino Unido deixará a União Europeia em resultado do referendo que inscreveu a palavra Brexit na História. Mas, em 2018, a confusão continua, assim como as negociações infrutíferas que só aumentam a impaciência e o descontentamento de todos.
O Coração de Inglaterra evoca oito turbulentos anos da vida britânica e o seu reflexo na vida dos cidadãos. Ian e Sophie são recém-casados que veem a relação tremer devido às diferenças políticas; aos 14 anos, Coriander encontra na rebeldia e nas escaramuças que assolam Londres uma forma de lutar por maior justiça social; Colin tem como última vontade poder votar no referendo que afastará o país da União Europeia e - em teoria - devolvê-lo ao que foi no passado; Benjamim, o filho, só quer ficar à margem dos acontecimentos e poder escrever. Pelo meio, o leitor assiste ao significativo aumento das atitudes xenófobas como consequência do declínio da indústria e da diminuição do número de postos de trabalho.
Neste romance, através de uma prosa clara e muito divertida, Jonathan Coe representa de modo magistral os estranhos tempos em que vivemos, mas sobretudo as marcas profundas que deixam nas pessoas.

Outros livros do autor: A Casa do Sono (Asa), Exposição (Dom Quixote), entre outros.
Sinopse
Jim Sams sofreu uma metamorfose. Na sua vida anterior, era ignorado ou até considerado repugnante. Na sua nova encarnação, é o homem mais poderoso da Grâ-Bretanha - e a sua missão é fazer a vontade do povo. Nada poderá desviá-lo do seu caminho; nem a oposição, nem os dissidentes do seu próprio partido, nem sequer as regras de uma democracia parlamentar.
Com inteligência, a perspicácia e o humor contundente que lhe são característicos, Ian McEwan homenageia a obra mais famosa de Frank Kafka, mostrando-nos um mundo virado ao contrário.

«Naquela manhã, ao acordar, Jim Sams, esperto, mas algo leviano, depois de uma noite cheia de sonhos perturbadores, viu-se transformado numa criatura gigantesca.»

Outros livros do autor: Máquinas Como Eu, Mel, Expiação (Gradiva), entre outros.

Sem comentários: