domingo, 13 de outubro de 2019

Os mais recentes livros da Editora RH

Estes são os livros mais recentes publicados sob o cunho da Editora RH.
Espiritualidade 4.0
Um dos Pilares da Gestão das Organizações e das Empresas
de Maria Joelle

Este livro pretende ser um manual de gestão com aplicação prática na vida das organizações, abordando uma nova ferramenta – a GSW (Global Spirituality at Work) – e uma perspetiva já considerada o novo paradigma da área da gestão e da liderança – a espiritualidade no trabalho. Explicando este conceito, as suas raízes, a métrica de implementação e os efeitos nas organizações e na sociedade, Espiritualidade 4.0 pretende demonstrar como as organizações devem ter um papel proativo na construção de uma sociedade inclusiva, atenta e pacífica, à medida que mantêm os seus colaboradores felizes. O livro de Maria Joelle conta com prefácio de José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz, e com uma reflexão final de Germano Almeida, analista de dados no gabinete do CEO da Federação Portuguesa de Futebol.


Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª edição)
de Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Rita Campos e Cunha, Carlos Cabral-Cardoso e Pedro Neves

Revisto e atualizado, este manual integra os mais recentes desenvolvimentos no domínio do comportamento organizacional. É acompanhado de um Manual de Exercícios disponível para acesso no website da editora. O tom pedagógico da obra, repleta de ilustrações e inúmeras caixas que permitem projetar diferentes olhares sobre o tema em análise, torna-a uma excelente fonte de apoio à lecionação de disciplinas relacionadas com o comportamento organizacional e a gestão de pessoas. Os profissionais da gestão de pessoas, e da gestão em geral, podem aqui encontrar inúmeras orientações com a devida fundamentação. Entre os temas tratados estão as emoções e a inteligência emocional, a motivação, a liderança, a comunicação, o conflito, a mudança, a tomada de decisão, a aprendizagem e inovação, a cultura e o poder. Temas mais recentes como o capital psicológico, a segurança psicológica, a inteligência cultural e a liderança autêntica também são explorados.


Conta-me Estórias
Storytelling na Gestão de Pessoas
de José Bancaleiro e Pedro Ramos

Uma obra sobre pessoas com história e estórias de/e com pessoas. Reúne um grupo de gestores de capital humano que partilham estórias de sucesso e insucesso com um único denominador comum: mostrar o modo como as pessoas podem fazer a diferença no sucesso das suas empresas.
Pessoas e negócios são duas faces da mesma moeda! Pessoas com história e estórias de pessoas são dois lados do mesmo processo de desenvolvimento individual e organizacional. Bem-vindos ao maravilhoso mundo das empresas que com as pessoas escrevem as suas histórias de sucesso!


Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica
de Dora Martins e Rita Moreira da Cruz

A gestão do talento tem vindo a dominar o debate da gestão de pessoas nas organizações do século XXI. No sentido de ajudar a preparar os novos desafios da gestão de talento, este livro conjuga um enquandramento reflexivo do ciclo de gestão de talento com testemunhos de 15 empresas ligadas à indústria e consultoria, assim como organizações de economia social com atuação no domínio da ação social, saúde e bem-estar.


Família Empresária
Estrutura, Recursos e Poder
de Jorge Rodrigues

A família empresária é uma instituição social sobre a qual ainda pouco se sabe. Logo, impõe-se o seu estudo, nomeadamente sobre a disponibilização de recursos, os seus públicos, a sua estrutura de governo e relações de poder respetivas. A teoria dos recursos da firma pode fornecer um quadro teórico apropriado para a explicação da superioridade do desempenho da empresa familiar na criação e redistribuição do valor transgeracional, por utilização de recursos e capacidades idiossincráticos com origem na família empresária. Enquanto campo social, cada família empresária transmite aos seus membros o habitus, responsável por uma orientação empreendedora através da interiorização de valores e atitudes vivenciados no seio dessa família. O envolvimento da família empresária na empresa familiar influencia e afeta a sua própria harmonia, os objetivos e a gestão da mesma, bem como o seu desempenho.
Da leitura deste livro, percebe-se a existência de um espaço social específico, relativamente autónomo, com regras de funcionamento, objetivos e interesses específicos.


Humanizar as Organizações
Novos Sentidos para a Gestão de Pessoas
de Helena Águeda Marujo, Luís Miguel Neto e Mário Ceitil

A humanização das organizações não é, em si mesma, um tema novo – a história da gestão tem assinalado a concretização de inúmeras investigações, cujos resultados se expandiram e popularizaram em variados modelos, que têm vindo a demonstrar de forma crescente a existência de uma relação virtuosoa entre o bem-estar das pessoas e a produtividade no trabalho.
Reunindo abordagens e perspetivas de diferentes autores nacionais e internacionais – desde o Brasil aos Estados Unidos, a Espanha e Itália –, bem como análises e investigações de grande atualidade, esta obra evidencia como as organizações que colocam as pessoas no centro da gestão e da inovação atingem melhores resultados, sendo por isso do interesse de quem realmente se preocupa em encontrar plataformas concretas para transformar as organizações em espaços de construção de uma maior e mais profunda humanidade.

Próximos títulos que a RH irá publicar em breve:
Sharing My Change: Viagem pela Gestão da Mudança
Recrutamento e Seleção − Da Teoria à Prática
O Livro de Ouro para a Gestão de Recursos Humanos nas PME
Da Psicologia à Gestão de Pessoas
Desta editora, encontra-se publicado Ama-te a ti Mesmo, da psicoterapeuta dinamarquesa Ilse Sand.

Sem comentários: