segunda-feira, 28 de outubro de 2019

«Última Paragem Auschwitz» é uma das próximas novidades da Planeta

Última Paragem Auschwitz, de Eddy de Wind
Um arrepiante testemunho das atrocidades de Auschwitz e, pelo que se sabe, o único livro escrito integralmente no campo de extermínio.
Em 1942, o médico judeu Eddy de Wind apresentou-se como voluntário para trabalhar em Westerbork, um campo de trânsito de judeus, no este dos Países Baixos, onde conheceu Friedel, uma jovem enfermeira. Os dois apaixonam-se e casam. Em 1943, foram deportados para Auschwitz num comboio de mercadorias e são separados, indo Eddy para o Block 9 e Friedel para o 10, onde se realizavam experiências médicas.
Quando os russos se começam a aproximar de Auschwitz, no Outono de 1944, os nazis decidiram apagar os seus vestígios e foi ordenado aos prisioneiros, entre os quais se encontrava Friedel, recuar até ao interior da Alemanha, no que se conheceria depois como «marchas da morte». Eddy, pelo contrário, escondeu-se e ficou em Auschwitz, onde encontrou um lápis e um caderno e começou a escrever.
Esta é a sua história.
Eddy de Wind escreveu um doloroso e comovedor relato dos horrores no campo, analisa e observa o comportamento das pessoas - tanto boas como más - e o que são capazes de fazer. Descreve Auschwitz como nunca antes havia sido descrito. Do interior e com a profunda impressão desse momento.
Eddy de Wind (1916–1987) foi o último médico judeu a formar-se na Universidade de Leiden, na Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial. Ofereceu-se para trabalhar no campo de trabalho de Westerbork, com a falsa impressão de que a sua mãe, que havia sido levada pelos alemães, seria salva da deportação. Lá, ele conheceu e casou-se com a sua primeira esposa, Friedel. O casal foi deportado para Auschwitz em 1943. De Wind retornou à Holanda no verão de 1945 e especializou-se como psiquiatra e psicanalista. Última Paragem Auschwitz foi publicado em holandês em Fevereiro de 1946. 
Obra relacionada: O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz.

A Fujitiva, de Jessica Barry
A verdade pode matá-la...
Sobreviver a um acidente de avião é apenas o início para Allison. A vida que construiu para si - o noivo perfeito e o mundo luxuoso de ambos - desapareceu num ápice. Agora tem de correr, não só para fugir dos segredos sombrios do passado mas também para despistar o homem que a persegue a cada passo. No outro lado do país, a mãe de Allison desespera por notícias da filha, que se encontra desaparecida, dada como morta. Uma história de mistério, cativante e impossível de parar de ler.

Origens - Como a Terra nos criou, de Lewis Dartnell
Terra, vento, água e fogo foram fundamentais para a história da Humanidade.
Como o mundo físico moldou a história da nossa espécie.
Quando falamos de história humana, concentramo-nos em geral em grandes líderes, forças populacionais e guerras decisivas. Mas como determinou a terra o nosso destino? O nosso planeta oscila, impulsionando mudanças no clima que forçaram a transição do nomadismo para a agricultura. O terreno montanhoso levou ao desenvolvimento da democracia na Grécia.
«Porque é o mundo como é?
«Não digo isto como modo de meditação filosófica - porque estamos todos aqui? -, mas sim num profundo sentido científico: quais são as razões por detrás das principais características do mundo, da paisagem física de continentes e oceanos, montanhas e desertos? E como é que os terrenos e as atividades do nosso planeta e, além dele, do nosso ambiente cósmico, afetaram o surgimento e o desenvolvimento da nossa espécie e a história das nossas sociedades e civilizações? Em que medida a própria Terra foi a protagonista no momento de dar forma à história humana - uma personagem com traços distintivos, um humor variável e dada a ocasionais explosões irascíveis?

Sem comentários: