domingo, 6 de outubro de 2019

Pablo d'Ors e José Tolentino Mendonça têm novos livros

De Pablo d'Ors, sacerdote, teólogo, filósofo e autor de A Biografia do Silêncio e Sendino Está a Morrer, é publicado a 18 deste mês um livro sobre o silêncio, a contemplação e a busca do absoluto. Com beleza e sobriedade, O Amigo do Deserto insere-se nessa tradição do famosíssimo Siddhartha, de Hermann Hesse, ou de Os Olhos do Irmão Eterno, de Stefan Zweig.
No deserto pode-se caminhar durante dias, semanas e até meses sem ver outra coisa além de areia; chega sempre o momento em que aparece um oásis maravilhoso que convida a parar e reabastecer. Repostas as forças no oásis, torna-se a empreender um caminho em que não é invulgar que o caminhante volte a impacientar-se. E assim até que, de repente, quando menos espera - quase quando desespera -, volta a aparecer outro oásis. Pois é isto precisamente o que o deserto ensina: caminhar pela terra e parar onde houver água, e assim um dia após outro até chegar o momento em que se descobre que não só se ama o oásis como também o próprio caminho: ama-se a areia, a dificuldade. Só nesse dia é que podemos definir-nos com justiça como «amigos do deserto».

Do agora elevado a Cardeal pelo Papa Francisco, o madeirense José Tolentino Mendonça, a Quetzal Editores publica um novo livro da sua autoria, sucessor de O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas (2017, 9.ª edição) e Elogio da Sede (2018, 5.ª edição).
Uma Beleza Que nos Pertence (disponível desde o dia 4 em todas as livrarias) é uma coleção de aforismos e citações sobre o sentido da vida, a beleza das coisas, a presença de Deus, as dúvidas e as incertezas espirituais dos nossos dias.
Ao longo de uma obra já volumosa e densa, reunindo ensaio, crónica e poesia, José Tolentino Mendonça escreveu fragmentos notáveis e memoráveis - acerca da presença de Deus, do amor, da solidão e da sua necessidade, dos cinco sentidos, da travessia do deserto, do tempo e da lentidão, mas também sobre a beleza que dá sentido às coisas, e que é nosso dever procurar todos os dias.
Este livro transcreve alguns desses fragmentos, transformados em aforismos, ensinamentos para o dia a dia, perguntas que nos devem inquietar ou levar a escolher um caminho, bem como exemplos dessa procura permanente da beleza e da felicidade.
Uma escrita que oscila entre o poético e o confessional, dirigindo-se diretamente a cada leitor, a cada um de nós, e que busca um caminho ou a luz perdida da comunhão com o infinito. 

Sem comentários: