sábado, 5 de outubro de 2019

Os livros escolhidos pela Clube do Autor para este mês

Dois romances históricos de autores portugueses, dois livros de Ciência e um livro com a chancela do Canal História. Estas são as cinco novidades editoriais da Editora Clube do Autor neste mês de Outubro.
A Desonra de D. Afonso VI, de Jorge Sousa Correia
D. Afonso VI não era para ser rei. Precedia-o um irmão mais velho, D. Teodósio, que não resistiu à doença, deixando o reino para o irmão, cujas deficiências físicas e mentais eram evidentes.
É este reinado, controverso e conturbado, que encontramos no novo livro de Jorge Sousa Correia, autor de vários romances históricos sobre grandes reis da nossa História.
D. Afonso VI foi aclamado rei após a morte de D. João IV, mas só reinaria a partir de 1662, depois de a mãe, D. Luísa de Gusmão, deixar a regência do reino. O rei foi acusado de impotência pela mulher, esposa impúdica e adúltera que, dando as mãos a D. Pedro, irmão desleal e ambicioso, arrancou da cabeça do Rei a coroa para colocá-la na cabeça do Infante.
Mas houve mais, e este acabaria por ser acusado dos piores pecados num julgamento orquestrado pela rainha, pelos jesuítas e pelo poderoso duque de Cadaval.
Depois das inclinações vis, os gostos obscenos, as fúrias violentas, ficou a D. Afonso VI a mansidão e a loucura obediente, até que uma qualquer decisão o fizesse desaparecer para sempre. Esse dia chegaria na forma de desterro.

A Culpa Foi da Revolução, de Manuela de Sousa Rama
Viagem aos últimos anos da ditadura e aos tempos que se seguiram ao 25 de Abril.
Baseado em acontecimentos históricos, o romance histórico de Manuela de Sousa Rama narra a história da vida de uma mulher, da sua família e dos que lhe são próximos. Fala dos sucessos, ilusões e desilusões, amores e desamores que espelham o clima vivido em Portugal desde um pouco antes do 25 de Abril de 1974 até ao seu fim técnico, em 1982 com a extinção do Conselho de Revolução.
Acompanhando o processo revolucionário, conta se, também, o reflexo daquele na imprensa portuguesa, com incidência numa das maiores, senão a maior, empresa jornalística nacional, a Sociedade Nacional de Tipografia, profundamente abalada pelos ditames do processo revolucionário, muitas vezes cego e injusto.
Das páginas deste livro o leitor salta para as páginas dos jornais da época, e com eles para os desafios de um país prestes a entrar num novo e desafiante capítulo.
Génesis, de Edward O. Wilson
Neste livro, Edward O Wilson, biólogo evolucionista de Harvard, aborda as seis grandes fases da evolução que levaram à sociedade humana.
Argumenta que essas transições têm um fator importante em comum «Em cada grande transformação na evolução é necessário, num nível inferior de organização biológica, o altruísmo para alcançar o nível superior, da célula para o organismo e do organismo para a sociedade».
De todas as espécies que alguma vez existiram, somente os seres humanos atingiram um nível inigualável de inteligência e organização social. Iluminando as origens do ser humano e da própria vida, Edward O Wilson apresenta uma investigação acessível e eloquente sobre as teorias evolutivas que explicam o nosso comportamento.
Uma visão concisa e lúcida da evolução humana centrada na verdadeira fonte da nossa supremacia a capacidade de trabalhar em conjunto.

Alteração Primata, de Vybarr Cregan-Reid
Este é um livro sobre a história do homem, de onde veio e quem é hoje. A nossa aparência e a forma como nos movemos, descansamos, dormimos, pensamos, comemos e comunicamos mudaram drasticamente desde que o Homo sapiens começou a andar pelo planeta, há mais de 300.000 anos.
Nos últimos 200 anos, os humanos causaram tal impacto que a atual época geológica está prestes a ser designada por Antropoceno, ou a Era do Homem. Ao mudarmos o mundo, os novos hábitos mudaram o nosso corpo e alteraram o DNA.
Baseada em estudos científicos recentes em várias áreas, esta obra apresenta uma análise abrangente, rigorosa e pertinente sobre como o mundo que criámos nos tem modificado.
Entre outros temas, o autor aborda as alterações provocadas no homem pela revolução agrícola, industrial e digital.

Do Canal História chega às livrarias nacionais A Guerra Total, uma obra que analisa alguns dos aspetos menos conhecidos da Segunda Guerra Mundial (La Vanguardia).

Sem comentários: