quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Livros juvenis de 1939 e 1960 perduraram no tempo e são reeditados em Portugal

O livro de ficção juvenil Veloz como o Vento, escrito pela jornalista e autora belga Gine Victor, ganhou recentemente uma nova edição. A obra - publicada pela primeira em Portugal nos anos 1960 - tem o selo da Ponto de Fuga e tem como acrescento uma parte gráfica, da autoria da artista plástica e ilustradora Rachel Caiano. A tradução mantém-se a mesma, assinada pelo poeta Herberto Helder.
Veloz como o Vento, valeu à escritora, à altura de publicação, o Prix Jeunesse, atribuído em França ao melhor livro para jovens.

O livro é protagonizado por Kumbo, um rapaz que ficou órfão e foi acolhido por Gengisser, chefe de uma tribo mongol. É lá que ficará amigo da rapariga Surong e se tornará inseparável de um pequeno cavalo negro, batizado de "Veloz como o vento". 

Excerto
«A lua cheia ilumina a estepe. Em baixo, no topo de um cabeço, semelhando outros tantos pontos negros, os cavalos selvagens recortam-se no céu noturno.
Conduzido por um robusto garanhão, o bando pasta silenciosamente, avança passa a passo como que contra vontade, dá uma volta e regressa ao ponto de partida.»

Gine Victor nasceu em Mons, na Bélgica, em 1909. Jornalista e autora de romances para jovens, viveu vários anos na China da primeira metade do século xx. As impressões que então recolheu das paisagens, das gentes e das milenares tradições orientais marcam indelevelmente a sua obra. O exotismo dos cenários, o ritmo das aventuras e a capacidade evocativa da escrita, com uma linguagem rica mas acessível, envolvem os leitores e educam para os valores da experiência, da diversidade e da empatia.

Herberto Helder nasceu em 1930 e morreu em 2015. Foi um dos maiores poetas portugueses século xx. A par da sua produção literária, fez também muitas e variadas incursões no jornalismo e na tradução, nomeadamente de obras infantojuvenis.

Rachel Caiano nasceu em 1977. Artista plástica e ilustradora, com projetos nas áreas da edição de objetos de autor, pintura, cenografia e ilustração. Ilustrou livros de diferentes géneros, publicados em vários países, e colabora em diversas publicações periódicas. De Rachel Caiano estão editados pela Ponto de Fuga Contos de Encantar e O Mundo é Redondo.

Publicado pela primeira vez em 1939, O Livro dos Gatos Práticos do Velho Gambá é o famoso conjunto de poemas sobre gatos que T. S. Eliot foi escrevendo, durante a década de 30, em cartas para os seus afilhados. Serviu de base para o famoso musical composto por Andrew Lloyd Webber, Cats. Esta edição bilingue, com o carimbo da Assírio & Alvim, com tradução de Daniel Jonas, conserva as ilustrações originais de Edward Gorey.

T. S. Eliot (1888-1965) foi um poeta modernista, dramaturgo e crítico literário inglês nascido nos Estados Unidos. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura de 1948. Eliot nasceu em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, mudou-se para a Inglaterra em 1914, tornando-se cidadão britânico em 1927, com 39 anos de idade.
Em Portugal, foi publicado em Abril deste ano Ensaios Escolhidos (Relógio D'Água).

Sem comentários: