sábado, 12 de outubro de 2019

Três grandes novidades infanto-juvenis da Kalandraka

Maravilhas da natureza
de Virginie Aladjidi e Emmanuelle Tchoukriel
(512 páginas)
As imagens a aguarela desta coletânea são recopiladas a partir dos «Inventários ilustrados», uma coleção concebida desde 2008 por Virginie Aladjidi, autora e criadora de livros para jovens, e desenhada por Emmanuelle Tchoukriel, artista formada em ilustração médica e científica. As 457 estampas naturalistas aqui reunidas permitem observar a diversidade do mundo vivo e a sua sumptuosidade, selecionada entre os cerca de 9 milhões de espécies vivas estimadas na Terra! Imagens e palavras conjugam-se aqui principalmente pelo prazer visual e pelo prazer de classificar.
Todos, segundo os seus desejos e conhecimentos, poderão experienciar esta euforia de observar e agrupar; e todos poderão também sentir-se envolvidos e englobados nesta natureza tão próxima e tão longínqua, tão frágil e tão surpreendente.

Inventário Ilustrado das Árvores foi o primeiro título da série publicado em Portugal em 2014.


Contos ao Telefone
de Gianni Rodari e Pablo Otero
(160 páginas)
Os 70 contos que compõem este livro magistral são joias da literatura breve, exercícios da imaginação transbordante plenos de sentido de humor e surrealismo. Uns vão beber aos clássicos como a Alice de Lewis Carroll ou colhem inspiração nos contos tradicionais; outros apresentam personagens novas ou objetos inexistentes nomeados com palavras inventadas. Gianni Rodari, cujo centenário de nascimento se celebrará em 2020, brinca com a sonoridade da linguagem, pratica uma escrita metafórica de frases curtas e diretas através das quais potencia a oralidade.
Combinando histórias intrigantes, alegres, intimistas e ocasionalmente tristes, "Contos ao telefone" também reivindica a liberdade, denuncia a guerra e estimula os seus leitores à reflexão.

Deste autor encontra-se nas livrarias Gramática da fantasia, Inventando Números, Baralhando Histórias, O Que É Preciso?, Alice entre as Gravuras e Animais sem Jardim Zoológico.


O Som das Cores
de Jimmy Liao
(118 páginas; disponível a partir de 18 de Outubro)
No dia em que cumpre quinze anos, uma adolescente praticamente cega decide aventurar-se no metro de uma grande cidade. Guiada pelos seus sentidos e pelo seu imaginário deambula de estação em estação, vivendo desta forma também uma viagem interior que a levará a nadar com os golfinhos, a colher maçãs ou a bronzear-se nas costas de uma baleia…
Os seus pensamentos, entre o sonho e a realidade, evocam, tal como Jimmy Liao já nos habituou, a solidão, a perda, mas sobretudo a esperança.

Sem comentários: