quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

«A Varanda», de Melissa Castrillón

Data de publicação: 30 Outubro 2020
N.º de páginas: 48

Um livro recomendado para pais e educadores que querem abordar com as crianças o tema da mudança. É este o propósito do álbum ilustrado A Varanda, da autoria da designer e ilustradora Melissa Castrillón.
Depois de ilustrar cinco livros para crianças com texto de outros autores, como If I Had a Little Dream, Yellow Kayak e Un silenzio perfetto, e de se estrear como autora-ilustradora (em Maio de 2019) com Mighty Min, esta artista inglesa apresenta o seu novo livro, publicado originalmente em Setembro do ano passado.
A menina protagonista desta história muito parca em texto, tem bochechas rosadas e cabelo escuro curto e vive feliz no campo, onde a natureza a presenteia com flores e jardins belos. A alegria e bem-estar desta criança é ameaçado quando, num dia, o carteiro traz uma carta para a sua mãe, informando-a de que foi admitida num novo emprego… na cidade.

As palavras «adeus» e «esperança» acompanham as ilustrações em que a viagem desta família – pai, mãe e filha – rumo ao “desconhecido” se inicia.
Chegados ao alvoroço da cidade, repleta de edifícios, a família instala-se no apartamento e arrumam os seus pertences. A varanda da casa é o compartimento da casa onde a menina se sente mais confortável. Ela, para amenizar a estranheza que o seu novo meio lhe proporciona, planta uma semente num vaso na pequena varanda. Assim que a flor floresce dia após dia, ganhando proporções descomunais, chamando a atenção da vizinhança, o seu medo e descontentamento face à mudança, vai-se desvanecendo.
Uma história enternecedora que vai fazer reflectir pequenos e graúdos sobre a importância de se aceitar as mudanças e tirar proveito das vicissitudes.
É muito raro livros infantis terem tão pouco texto. A Varanda prova que uma bela história pode ser contada quando o ilustrador transmite sentimentos e emoções somente através das ilustrações, com lápis, pincéis e paletas. A linha, o traço curto e cores quentes predominam toda a parte gráfica deste álbum, que revela uma mensagem poderosa, acessível a leitores de uma ampla faixa etária. 

Sem comentários: