sábado, 26 de dezembro de 2020

O livro que deu origem a 'Gambito de Dama', a série mais vista de sempre da Netflix

The Queen's Gambit / Gambito de Dama
é a minissérie mais vista de sempre na Netflix. O romance homónimo que inspirou esta série foi publicado em 1983, e desde essa data tornou-se um livro de culto para jogadores de xadrez em particular e amantes do grande romance americano em geral. Um segredo que, de repente, explodiu no final de 2020, com a estreia da série baseada nesta história, conquistando o mundo inteiro em tempo recorde.

Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), a protagonista, já é um ícone na mente de milhões de fãs de Gambito de Dama: órfã, solitária, viciada em várias drogas, competitiva, frágil, óptima. Uma Mozart do xadrez cuja inteligência lhe traz sucessos e problemas.
Este romance viciante, acelerado e com uma tensão que não diminui a cada jogo, a cada viagem, a cada momento de abandono da protagonista, que sempre oscila entre o sucesso e o abismo, ficará no coração dos leitores.

À venda a partir do dia 23 de Março.

Walter Tevis (1928-1984) foi um escritor e contista norte-americano. Além de Gambito de Dama - que será publicado em Portugal no início de Fevereiro -, outros seus livros foram adaptados para o cinema: Desafio à corrupção (1959), O homem que caiu na Terra (1976) e A cor do dinheiro (1984). 

Elogios da crítica:
«Apaixonante. Uma leitura viciante.»
Financial Times

«Hipnótico.»
Newsweek

«Beth Harmon é uma criação inesquecível - e Gambito de Dama é a obra mais consumada e comovente de Walter Tevis.»
Jonathan Lethem

«Gambito de Dama é puro entretenimento. É um livro que releio frequentemente... pelo puro prazer e pela habilidade do autor.»
Michael Ondaatje

Sem comentários: