quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A Engenharia Humana é a Solução, de António Guimarães

Ano de Publicação: 2012
Nº de Páginas: 189

A priori o termo Engenharia Humana não faz parte do conhecimento geral do leitor comum. Todavia o conceito existe desde 1983 e foi criado pelo Executive Coach e Life Coach António Guimarães, que desde esse ano dirige o ASGEH - Engenharia Humana.
O que este termo significa? Quais os seus princípios básicos? Ora bem, nas primeiras páginas deste livro encontramos as respostas a estas perguntas.
A Engenharia Humana, resumidamente, é o conjunto de técnicas e metodologias de êxito, que o ser humano pode desenvolver para atingir o amplo potencial que possui. Como resultado desses treinos mentais constantes, a curto ou a médio prazo, os seus níveis de auto-estima, por exemplo, irão aumentar subitamente e, por conseguinte, a sua dimensão pessoal, familiar e espiritual.
«O ser humano dirige-se para e transforma-se naquilo que pensa» (p. 20), este é um dos princípios fundamentais da Engenharia Humana. Quer dizer que se persistirmos em ter pensamentos negativos, estes ocuparão – sem pedir licença – todos os recantos do nosso cérebro, pois são os pensamentos que determinam as nossas acções, não hajam dúvidas. Cada ser humano é o único mestre que comanda a sua vida, portanto, só ele tem o poder de criar uma barreira aos pensamentos que o poderão deixar infeliz e doente. Louise L. Hay, a pioneira mundial do Crescimento Pessoal, tem precisamente essa concepção em relação às doenças, afirmando que cada ser humano é o único responsável pelas doenças que possui, sendo muitos desses mal-estares causados por crenças limitadoras enraizadas na infância.
O autor dá-nos também a conhecer vários métodos (PE21; SDE; FEP; PCV, etc.) planeados para melhorar a nossa viagem existencial, além de nos alertar para o poder das afirmações positivas (os mantras), dando-nos alguns exemplos. António Guimarães transmite todos os seus ensinamentos, fruto de quase 30 anos como comunicador e mestre inspirador para centenas de pessoas (empresários, professores, chefes de departamentos, formadores, casais, associações, etc.)
Toda a mudança começa no interior de cada indivíduo e manifesta-se no exterior, e todo o ser humano pode ser feliz se souber usar as ferramentas ideais para atingir esse objectivo, obtendo, por conseguinte, melhores resultados na sua vida, frisa António Guimarães.
Em suma, A Engenharia Humana é a Solução  tem como objetivo alertar o leitor para aprender a apreciar este belo presente que é a vida.
Finalizo, partilhando um dos desafios que este livro lança a quem o ler: conhece-te, aceita-te e supera-te.

Sem comentários: