sábado, 1 de setembro de 2012

Quetzal publica "Poesia Reunida" - Maria do Rosário Pedreira


Género: Poesia
N.º de páginas:
264
Data de lançamento:
14 de setembro


Poesia Reunida
Maria do Rosário Pedreira
«Uma poesia muito forte, de uma sensibilidade à flor da pele, ao mesmo tempo misteriosa e quotidiana, numa visão bem feminina dos dias que passam.»
Maria Teresa Horta, Diário de Notícias

Figura relevante da geração poética que se afirmou na década de 1990, Maria do Rosário Pedreira reúne neste volume, prefaciado por Pedro Mexia, os seus três livros de poesia publicados – A Casa e o Cheiro dos Livros (1996), O Canto do Vento nos Ciprestes (2001) e Nenhum Nome Depois (2004) – e um livro inédito intitulado A Ideia do Fim.
«(…) Estamos perante uma visão do mundo de feição romântica, que concentra no amor a justificação da existência. É certo que o romantismo nunca deixou de influenciar a poesia portuguesa, e que os neo-confessionalismos recuperaram o tema do sofrimento passional, mas as poetas têm-se mostrado reticentes a esse discurso que o feminismo estigmatizou, acusando-o de idealizar a mulher ou mitificar o homem, tornando-os criaturas falsas, alienadas. Em autoras mais novas, o lirismo amoroso, mesmo quando é sugerido, vê-se logo ironizado ou sabotado. Nesse sentido, a poética de Maria do Rosário Pedreira parece deslocada no tempo, e assume todos os riscos «intempestivos» de um aparente confessionalismo sentimental.» (do Prefácio, de Pedro Mexia)
www.quetzal.blogs.sapo.pt

Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa em 1959. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, é editora, dedicando-se hoje à descoberta e divulgação de novos autores portugueses. Como poeta, estreou-se em 1996 com A Casa e o Cheiro dos Livros (traduzido em italiano e catalão), a que se seguiram O Canto do Vento nos Ciprestes (também editado no Brasil) e Nenhum Nome Depois. A sua poesia está representada em numerosas antologias e revistas portuguesas e estrangeiras. Além de poeta, escreveu o romance Alguns Homens, Duas Mulheres e Eu (1993) e duas séries de livros juvenis que foram adaptadas à televisão. Recebeu vários prémios literários e tem participado em numerosos encontros de escritores nacionais e internacionais. Mantém o blogue Horas Extraordinárias (http://horasextraordinarias.blogs.sapo.pt), no qual partilha diariamente a sua paixão pelos livros.

Sem comentários: