sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As minhas lembranças observam-me - Tomas Tranströmer (Prémio Nobel de Literatura 2011)

As minhas lembranças observam-me é o livro de memórias do poeta galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2011, Tomas Tranströmer.


Título: As minhas lembranças observam-me
seguido de Primeiros Poemas
Autor: Tomas Tranströmer
Págs.: 104
PVP: € 13,30

Sinopse
«A minha vida.» Quando penso estas palavras, vejo diante de mim um rasto de luz. Observando melhor, a luz tem a forma de um cometa, com uma cabeça e uma cauda. A extremidade mais luminosa, a cabeça, é a infância e a idade do crescimento. O núcleo, a parte mais densa, é a primeira infância, quando são determinados os traços principais da nossa vida. Tento recordar-me, tento chegar lá. Mas é difícil movimentarmo-nos nessas regiões muito condensadas, é perigoso, tenho a sensação de que chegaria muito próximo da morte. Mais adiante, o cometa dilui-se: é a parte mais comprida, a cauda. Torna-se cada vez menos denso, mas também mais largo. Encontro-me agora num ponto muito avançado da cauda do cometa; tenho sessenta anos no momento em que escrevo estas linhas.

PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2011
«Através de imagens condensadas, translúcidas, Tomas Tranströmer dá-nos um acesso renovado à realidade.»
Academia Sueca no anúncio do Prémio Nobel de Literatura de 2011 


Sem comentários: