domingo, 25 de março de 2018

Novos romances acabados de publicar (ou que o serão em breve)

O Que Perdemos
de Zinzi Clemmons
Criada na Pensilvânia, Thandi vê o mundo da infância da sua mãe em Joanesburgo demasiado longínquo, mas ao mesmo tempo indelevelmente presente. Sente-se diferente onde quer que vá, no intervalo entre ser branca e negra, americana ou estrangeira. Tenta juntar todas estas peças da sua vida e, enquanto a sua mãe sucumbe ao cancro, Thandi procura por uma âncora: alguém, algo, para amar.
Numa prosa perturbadora e fugaz, acompanhamos a vida de Thandi, desde a perda da mãe à habituação de viver num mundo sem a figura que moldou a sua existência, até às suas aventuras românticas e maternidade inesperada. Através de pequenas descrições, Clemmons cria um retrato fabuloso sobre a força de escolher viver depois de enfrentarmos uma grande perda.


Longe do Paraíso
de Sacha Sperling
Num subúrbio de San Diego, debaixo do sol da Califórnia, vive Mona. Presa de uma adolescência inútil, Mona quer um destino. Seja qual for. E Kim, cujos saltos ressoam no alcatrão de Los Angeles? Passo rápido, alguém que sabe para onde vai. Por fim, Holly. O rosto finge prazer e dor, o cérebro fica adormecido, o corpo em off. Uma colisão silenciosa. O plano: fugir. De uma mãe irreconhecível, de um subúrbio lúgubre, de um corpo precioso. Fugir, arrasando todos os homens que se intrometam entre si e o sucesso fácil e secreto.
Numa escrita despojada mas sempre sedutora, Sacha Sperling, uma das vozes mais jovens e vibrantes da nova literatura francesa, traça uma narrativa perturbadora à qual é impossível resistir. A pornografia vista do outro lado da câmara e um desejo de vingança.


Não Matem o Bebé
de Kenzaburo Oe
Aos vinte e sete anos, Passarinho ainda não perdeu a alcunha de infância e passa os dias a sonhar com uma viagem de aventuras pelo continente africano, mas depois de casado e com um trabalho estável que o sogro lhe arranjara como professor de inglês numa escola particular, parece ver as raízes cravarem-se cada vez mais fundo. É então que nasce o seu primeiro filho: com metade do cérebro fora do crânio e uma esperança de vida que pode não passar de dias. O primeiro impulso é fugir. Com uma garrafa de Johnnie Walker em punho, toca à campainha de Himiko, sua antiga colega de faculdade, e procura abrigo no passado, enquanto no hospital se define o seu futuro. Escrita em 1964, esta é provavelmente a mais pessoal das obras de Kenzaburo Oe e um dos seus mais importantes romances, anunciando já então a originalidade e a força poética que lhe mereceriam trinta anos mais tarde, em 1994, a atribuição do Prémio Nobel da Literatura.


Tudo o Que Queres Que Eu Seja
de Mindy Mejia
Hattie Hoffman passou toda a vida desempenhando diversos papéis: boa aluna, boa filha, boa namorada. Mas Hattie quer mais, algo maior, enfim, algo que se revela extremamente perigoso. Quando é encontrada brutalmente apunhalada até a morte, a tragédia desfaz a comunidade da pequena cidade.
Em breve, vem à tona que Hattie estava envolvida num relacionamento secreto, altamente comprometedor e potencialmente explosivo. A questão é: alguém sabia? Até onde poderiam ter ido para lhe pôr fim? O namorado de Hattie parece ter ficado perturbado com a sua morte, mas terá ele ficado tão apaixonado que ela se tornou uma obsessão? Ou a natureza impulsiva e temerária de Hattie simplesmente a pôs no lugar errado à hora errada, levando-a a uma morte violenta às mãos de um estranho?
Cheio de reviravoltas, seguimos a reconstrução de um ano na vida de uma jovem perigosamente cativante, no decurso do qual os segredos mais sombrios de uma pequena cidade vêm ao de cima... e ela fica cada vez mais perto da morte.


Lição de Tango
de Sveva Casati Modignani
Giovanna e Matilde são as duas protagonistas de Lição de Tango. Aparentemente não têm nada em comum, a não ser o facto de viverem no mesmo bairro de Milão e se cruzarem, por vezes, na rua. Giovanna é uma mulher fascinante, antiquária, casada e com uma filha adolescente. Matilde é mulher idosa, pobre, que vive sozinha numas águas-furtadas. Uma é infeliz e vive em permanente ansiedade, a outra é distante e orgulhosa, no entanto, um dia o destino vai aproximá-las e uma amizade improvável irá uni-las. Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto Giovana acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final.
Sveva Casati Modignani apresenta-nos um romance de emoções intensas, sobre a amizade e o amor, com duas personagens femininas inesquecíveis.

Sem comentários: