quarta-feira, 26 de junho de 2019

Livro «Humanos» relata os episódios mais catastróficos da história da humanidade

Humanos (nas livrarias a 2 de Julho com o selo da Editora Objectiva) é um compêndio único e profundamente irónico dos erros mais catastróficos e potencialmente fatais da história humana. Assina este livro Tom Phillips, o editor de Full Fact, a organização de verificação de factos mais importante do Reino Unido.

Sinopse
Passaram 70 mil anos desde que os primeiros humanos modernos caminham sobre a Terra. Neste aparentemente curto espaço de tempo, conseguimos criar a Arte, a Cultura, a Ciência e o Comércio, além de nos termos posicionado como espécie dominante e indefectível, no topo da cadeia alimentar de todo um planeta.
Embora seja deveras impressionante este domínio do jovem ser humano sobre um planeta tão antigo, na verdade seria mais correcto falarmos de sorte do que de uma conquista. Com efeito, foram tantas as vezes que nos colocámos à beira do abismo prestes a dar o passo em frente, que é um milagre ainda não estarmos extintos. Quem sabe se não o conseguimos em breve.
Humanos, uma breve história dos momentos mais bizarros da Humanidade oferece-nos uma vista panorâmica da humanidade no seu pior: de Lucy, o nosso primeiro antepassado que caiu de uma árvore e morreu com um braço partido, ao exército austríaco que se atacou a si mesmo no seguimento de uma noite de bebedeira, passando pela eleição democrática de péssimos líderes políticos, invenções que podiam ter eliminado a vida da Terra com relativa rapidez, esquecimentos impensáveis e ideias peregrinas que nunca deveriam ter sido sequer pensadas, esta é a história de todas aquelas vezes em que tudo poderia ter acabado da pior maneira para a espécie humana.
Neste livro, Tom Phillips consegue a proeza de nos divertir, informar e fazer reflectir acerca do pior inimigo do homem: ele próprio. É, por isso, urgente um novo feminismo. Este manifesto tem por objectivo resgatar o verdadeiro propósito das lutas feministas e orientá-las para uma reorganização total da sociedade que beneficie, de facto, a maioria da população.

Críticas
«Tom Phillips provou, sem sombra de dúvida, que só por sorte ainda habitamos a terra e que não parece estar na nossa lista de prioridades mantermos a viabilidade e relevância da espécie humana. Se gostava de evitar vir um dia a orbitar a terra numa prisão feita de lixo, acho que este livro é para si.»
Sarah Knight

«Tom Philipps é um homem profundamente inteligente e divertido – e nota-se. Se Sapiens nos dá conta da sofisticação humana, esta história dos nossos fracassos não permite que nos esqueçamos do quão estúpidos são os humanos.»
Greg Jenner

Sem comentários: