sexta-feira, 14 de junho de 2019

Novo lançamento das Edições Parsifal: «Via Dei Portoghesi»


Via Dei Portoghesi
de João de Almeida Santos

O livro
Um homem e uma mulher em Roma: jogos de sedução numa cidade perfeita para amar.
Via dei Portoghesi é uma pequena rua situada no coração de Roma. Tem apenas cinquenta metros, mas nela vivem inúmeras personagens com muitas histórias por contar. Como a de Gianni della Rovere, professor na Universidade de Roma «La Sapienza», que, em idade um pouco já tardia, se apaixona perdidamente por Paola Valenzi, muito mais nova e funcionária da universidade onde lecciona, com quem mantém um difícil, complexo e intenso relacionamento afectivo.
Gianni e Paola integram uma tertúlia de intelectuais portugueses que vivem num hotel da da cidade. Um dia, a chegada de Barnabé de Sousa, um padre português com interesses pouco adequados à sua condição de religioso, ameaça alterar a vida do grupo e dos amantes.
Extraordinário fresco dessa Roma um pouco aldeã de fim de século, Via dei Portoghesi cruza a história de uma peculiar relação amorosa com a vida frenética, divertida e culta de um grupo de apaixonados pelo lugar, confluindo a narrativa numa elegia ao amor e numa homenagem a uma cidade maravilhosa e eterna.

O autor
Licenciado em Filosofia. Doutorado pelas Universidade de Roma «La Sapienza» e Universidade Complutense de Madrid, nas quais foi também professor. É director da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona, do Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade e da revista ResPublica.
É autor de mais de duas dezenas de obras, de que são exemplo Media e Poder (2012), Homo Zappiens (2000), Os Intelectuais e o Poder (1999), ou ainda Paradoxos da Democracia (1998).

Sem comentários: