terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

«Querida Amazónia», uma exortação apostólica do Papa Francisco

Querida Amazónia, de Papa Francisco
Um texto escrito como uma carta de amor, onde abundam citações de poetas que ajudam o leitor a entrar em contato com a maravilhosa beleza da Amazónia, mas também com seus dramas diários.
Querida Amazónia convida a uma resposta específica e corajosa, ao repensar a organização e os ministérios eclesiásticos.
Chama à responsabilidade toda a Igreja católica, para que sinta as feridas daqueles povos e as dificuldades das comunidades impossibilitadas de celebrar a Eucaristia dominical, e lhes responda com generosidade.
Nesta exortação, Francisco recorda que na Amazónia a fé foi transmitida e mantida viva graças à presença das mulheres fortes e generosas, sem que nenhum sacerdote passasse por aqueles lugares.
«Dirijo esta Exortação ao mundo inteiro. Faço-o, por um lado, para ajudar a despertar a estima e solicitude por esta terra, que também é «nossa», convidando-o a admirá-la e reconhecê-la como um mistério sagrado; e, por outro, porque a atenção da Igreja às problemáticas deste território obriga-nos a retomar brevemente algumas questões que não devemos esquecer e que podem servir de inspiração para outras regiões da Terra enfrentarem os seus próprios desafios» (Papa Francisco).
Próximos livros a publicar: A Cidade dos Desejos Ardentes e A Tua Voz no Meu Silêncio.

Sem comentários: