domingo, 16 de fevereiro de 2020

Sobre o Holocausto saem novos livros: «A Parteira Alemã» e «A Mais Preciosa Mercadoria»

Chega já no início da próxima semana a Portugal A Parteira Alemã, o romance de estreia de Mandy Robotham, autora britânica com um mestrado em Escrita Criativa pela Oxford Brookes University. Mandy Robotham é parteira e escreve sobre nascimento, morte, amor e tudo o que envolve estes momentos únicos. No Goodreads, A Parteira Alemã (A Woman of War) tem uma pontuação de 4.30, média atribuída por mais de 10 mil leitores.

Alemanha, 1944.
Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa.
Eva Braun está grávida do filho do Führer Anke é retirada do campo para Berghof, casa refúgio de Hitler, para trazer ao mundo o filho de Eva Braun. Se recusar, a sua família morrerá. Anke vê-se perante uma escolha impossível. Dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha.
A viver uma vida que nunca poderia ter imaginado, Anke apaixona-se por um oficial alemão e cedo o casal é confrontado com os perigos desta relação proibida.
Poderá o seu amor sobreviver aos horrores da guerra? E mais importante, conseguirão encontrar a felicidade?
Vendido em mais de dez países, finalista de uma série de prémios literários, escolhido pelo realizador Michel Hazanavicius para ser em breve um filme de animação, A Mais Preciosa Mercadoria, do dramaturgo Jean-Claude Grumberg, é uma fábula sobre Auschwitz que se inspira num episódio real e não cessa de perturbar e comover leitores em todo o mundo, sobretudo por ter essa rara qualidade de poder ser lida por pessoas de todas as idades. O facto de o autor ter assistido ao momento em que o seu pai foi levado pelos nazis para o campo de extermínio onde acabou por morrer durante a Segunda Guerra Mundial inspirou-o para a escrita de muitos textos ao longo da vida, entre eles A Mais Preciosa Mercadoria, romance que em França, onde foi originalmente publicado, já se imprimiram mais de 90 000 exemplares. A Dom Quixote lança esta obra no início de Março.

Era uma vez um casal de lenhadores muito pobres que vivia numa floresta, por onde passava um comboio de mercadorias. Como estavam em guerra e era inverno, não tinham quase nada para comer. Por isso, a lenhadora sonhava que um dia alguém lhe atiraria uma coisa boa e deliciosa do comboio. Os lenhadores não tinham filhos, o que para ele era um alívio mas, para ela, um grande desgosto.
Era uma vez um casal de judeus que viajava num comboio com dois bebés praticamente recém-nascidos. O pai sabia que não iam para um lugar nada bonito e, ao atravessar a floresta, teve uma ideia bastante insensata…

Sem comentários: