quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Porque invejamos o sucesso dos nossos amigos?

Um olhar novo e provocador sobre a nossa espécie, que fornece novas pistas sobre quem somos, porque fazemos o que fazemos e como podemos viver uma boa vida. Este é o pressuposto do livro O Salto Social, da autoria de William von Hippel, professor de Psicologia na Universidade de Queensland.
Quando artistas famosos vencem um Grammy ou um Óscar, não sentimos inveja porque não os conhecemos, não fazemos parte do seu grupo de amigos, e não temos intenção de competir com eles, nomeadamente por parceiros sexuais. Mas quando os nossos amigos nos superam, particularmente num domínio que valorizamos, o caso muda completamente de figura.
A seleção sexual grava esta lógica muito fundo na nossa psique, tornando incrivelmente difícil erguermo-nos acima disto sem sentir inveja do sucesso dos outros — particularmente dos que nos são próximos.
«Repleto de conhecimento sobre o caráter humano, este livro faz-nos refletir sobre o que verdadeiramente importa», diz o 'Kirkus Reviews' sobre O Salto Social, livro que a Vogais Editora publica na próxima segunda-feira (juntamente com Portugal: Breve História de Um Império).
A psicologia humana está repleta de contradições: esforçamo-nos para alcançar os nossos objetivos, mas quando somos bem-sucedidos, a nossa felicidade é passageira. Desejamos que os nossos amigos tenham uma boa vida, mas sentimos inveja se for boa demais.
Reclamamos de chefes difíceis, mas não costumamos ser melhores quando assumimos a liderança. Estas incoerências podem parecer irracionais, mas cada uma é fruto da evolução com o propósito de servir uma função vital nas nossas vidas. De facto, os aspetos mais fundamentais da nossa psicologia foram moldados permanentemente pelo «salto social» que os nossos antepassados deram ao migrarem da floresta tropical para a savana. Na sua luta pela sobrevivência, deram prioridade ao trabalho em equipa e à sociabilidade em detrimento das proezas físicas, criando um tipo inteiramente novo de inteligência.
Mesclando antropologia, biologia, história e psicologia com ciência evolutiva, O Salto Social é um olhar novo e provocador à nossa espécie que fornece novas pistas sobre quem somos, porque fazemos o que fazemos e como podemos viver uma boa vida.

Excertos
«O nosso passado profundo chama-se pré-história por uma razão; não existem registos escritos dessa época. Os cientistas descobriram uma quantidade extraordinária de fósseis e de outros pedaços de provas do nosso passado distante, mas por vezes estas peças do passado estão abertas a múltiplas interpretações. Acrescente-se que, como as estratégias e os comportamentos não fossilizam, é difícil saber exatamente como é que os nossos antepassados resolveram muitos dos problemas que enfrentaram no processo de se tornarem humanos. Apesar destes desafios, os cientistas que estudam a evolução fizeram um trabalho notável ao extrair informação de pequenas pistas, e as suas ideias brilhantes e trabalho árduo permitiram-me contar esta história relativamente completa.»

«(...) a psicologia evolutiva é uma história sobre o modo como a evolução moldou os nossos genes, que por seu lado esculpem a nossa mente, mas não é de todo uma história geneticamente determinista. O ambiente também esculpe a nossa mente, e a nossa cultura, os nossos valores e as nossas preferências desempenham um papel vital em quem nos tornamos — e para onde iremos a seguir.»

Sem comentários: