sábado, 15 de fevereiro de 2020

Foi lançado romance com temática gay, do escritor francês Philippe Besson

A Sextante Editora publicou a 6 deste mês a tradução portuguesa de Arrête avec tes mensonges (2017), a obra galardoada em França com o Prémio Maison de la Presse. Deixa-te de Mentiras, do romancista, dramaturgo e guionista francês Philippe Besson, está a ser adaptado ao cinema após ter obtido um assinalável êxito internacional: Melhor Livro LGBTQ da Oprah Magazine, Escolha do Editor da New York Times Book Review e Melhor Romance Gay da The Advocate.
Este romance autobiográfico fala da dor da perda e do crescimento, dos sonhos que se acalentam quando ainda somos apenas gente em potência.
Para o New York Times Book Review, este é «um romance terno e sensual»; já segundo o Daily Mail, esta história «capta a intensidade do primeiro amor com toda a sua tristeza, desejo e sofrimento». Quem também não ficou indiferente a este livro, foi o autor de O Coração de Inglaterra (Porto Editora, 2019): Jonathan Coe, que elogia assim Deixa-te de Mentiras: «Há anos que nada me comovia tanto... Tornar-se-á um clássico.»
Sinopse
Este premiado romance de Philippe Besson, «o Brokeback Mountain francês», como o classificou a revista Elle, conta a história de amor entre dois rapazes adolescentes na França de 1984. À entrada de um hotel em Bordéus um conhecido escritor cruza-se com um jovem estranhamente parecido com o seu primeiro amor, Thomas. Olha então para trás, para uma relação nunca esquecida, uma relação escondida do último ano do liceu. O erotismo e a ternura de um primeiro amor e a dor da perda e da passagem do tempo.

Philippe Besson conta com mais de vinte livros publicados, muitos deles traduzidos para várias línguas e depois adaptados ao cinema e ao teatro. Em Portugal tem publicados Em Tempos de Guerra (Caleidoscópio, 2008) e Um Instante de Abandono (Editorial Teorema, 2010).
Outras novidades da Porto Editora: Chuva Miúda e Os Tempos do Ódio.

Sem comentários: