domingo, 5 de abril de 2020

«Deixa-te de Mentiras», de Philippe Besson

Editora: Sextante
Data de publicação: 06-02-2020
N.º de páginas: 160
Nasceu em 1967, estudou Direito e trabalhou como jurista e professor até 2002, ano em que viu publicado o seu terceiro romance. Philippe Besson tinha-se estreado na literatura no ano anterior, com o romance En l'absence des hommes (publicado em Portugal em 2008 sob o título Em Tempos de Guerra) e confortado pelo excelente feedback que os seus romances obtiveram por parte dos leitores e da crítica, o escritor decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita.
O seu décimo oitavo romance foi lançado em França em 2017 (actualmente já ultrapassou o número de 200 mil exemplares vendidos) e recebeu vários prémios, e tem já assegurado para breve a sua adaptação ao cinema. Falo de Deixa-te de Mentiras, um livro escrito com uma rara sensibilidade e beleza, absolutamente perfeito desde a primeira até à última frase.
No Inverno de 1984, numa pequena cidade no sudoeste da França, dois jovens encontram-se no último ano do liceu. Um, «um rapaz de cabelos emaranhados, de barba a despontar, de olhar sombrio», é robusto, pouco sociável e vive no meio rural. O outro, um ano mais novo, é o melhor aluno da turma, tem uma índole sensível e alguns trejeitos efeminados ‒ «Dizem que eu prefiro os rapazes», é o rumor que corre sobre ele na escola.
Um dia, um aborda o outro e rapidamente estabelecem um relacionamento emocional e sexual. Nas semanas seguintes, durante encontros clandestinos descobrem as potencialidades do corpo, do sexo, e assim, com as necessidades consumadas, florescem ritos e tormentos que a primeira inocência perdida faz despertar.
«Estava enternecido», «fascinado», «perturbado», «seduzido», «apanhado», «cego», «a verdade nua e crua, é que eu estava apaixonado». 
Com o findar da Primavera, chega também o fim do liceu. Mas não o fim da história.

«Porque tu um dia hás de partir e nós vamos ficar.»

«O tempo foi passando, a vida passou-nos por cima, modificou-nos, transformou-nos.»
 
Deixa-te de Mentiras é um livro profundamente íntimo, tocante e enternecedor. A história fala sobre os encontros que mudam tudo, sobre as encruzilhadas involuntárias que provocam o desvio de uma trajectória.
Através de um estilo auto-reflexivo, fragmentado e refinado, (numa parte do enredo) uma linguagem isenta de filtro e usando como figura de estilo predominante a analepse, neste romance Philippe Besson captura sentimentos complexos e fulgurantes como o amor, a rejeição, o desamparo, a nostalgia e a dor.
Deixa-te de Mentiras (Arrête avec tes mensonges), romance cujo enredo nos reporta automaticamente para Brokeback Mountain, de Annie Proulx, e O Amante, de Marguerite Duras, é o primeiro volume de uma trilogia autobiográfica (que na França já ficou completa em 2019 com Un certain Paul Darrigrand e Dîner à Montréal).
No Goodreads, no dia de hoje, este livro conta com uma classificação de 4.27 em 5, média das pontuações dadas por mais de 5 mil leitores que estão registados nessa plataforma.
Este escritor francófono já escreveu 21 romances, 3 novelas e um livro de poesia, alguns deles já traduzidos para cerca de vinte idiomas.

Excertos
«Sinto-o, este desejo, um formigueiro no ventre percorre-me a espinha. Mas tenho de conter incessantemente, reprimi-lo para que não salte aos olhos dos outros.»

«Como se a vida fosse assim, simplesmente assim, sermos amigos e perdermo-nos de vista e continuar a viver, como se não houvesse desolação, separações que nos deixam exangues, ruturas de que nos recompomos à custa de muito penar, arrependimentos que nos perseguem durante muito tempo.»

4 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Decerto que será um romance muito bom de ler.
.
Um domingo de Ramos feliz

maresvivas disse...

Já li e adorei.

Arnaldo Santos disse...

Um livro muito aconselhável, particularmente a quem mente.
Quanto a mim, a mentira é um dos maiores defeitos do ser humano, pois ao estar mentido, não tem respeito nenhum nem consideração para com quem mente!!!

Fátima Martinho disse...

Deve ser muito interessante