quinta-feira, 28 de maio de 2020

Novos livros de auto-ajuda: «Zen pra C*ralho» e «Como Deixar-se de Masturbações Mentais e Disfrutar da Vida»


Zen pra C*ralho
O caminho para a serenidade está mesmo à tua frente, e está pejado de palavrões. Quando a meditação e os mantras pacificadores não são suficientes, tens sempre este livro para te ajudar a mandar f*der tudo aquilo que te aborreça.
Em cada página deste livro de Monica Sweeney, encontrarás estratégias para que te marimbes para as pessoas que não te fazem bem e saibas reconhecer aquelas que te tornam melhor pessoa. Liberta-te de m*rdas graças a estas atividades catárticas pra c*ralho e alcança um estado que se pareça o mais possível com a felicidade.
Pinta, rabisca ou larga uma bomba de boas vibes na tua vida, e mantém-te Zen pra C*ralho!

Da Introdução
«Bom dia, alegria! Quero apresentar-te uma forma muito especial de positivismo: um tipo de positivismo que inspira uma alegria vertiginosa, uma catarse estimulante e asneiredo em barda. Nas páginas deste livro vais encontrar boas oportunidades para te libertares de todas as tretas, para prestares homenagem aos teus pontos fortes, peculiaridades e espetacularidade individuais, e para agitares bandeirinhas coloridas num louvor a todas as merdas boas que existem à tua volta.»


Como Deixar-se de Masturbações Mentais e Disfrutar da Vida
Atrás deste título provocador, esconde-se um manual pronto a usar que qualquer neurótico, ou aspirante a neurótico, deve ter sempre à mão. Aqui encontra técnicas de ioga, budistas e zen, praticadas há vários séculos pelos orientais - que, claro, também têm a sua dose de neurose -, mas que podem ser facilmente importadas pelos coitados dos ocidentais. A neurose e, em especial a sua forma mais difundida, a neurose depressiva, que afeta atualmente grande parte da população, inunda-nos de medos e angústias que nos impedem de desfrutar da vida e das relações com os outros. Se aprendermos a controlar o pensamento neurótico e pouco a pouco voltarmos à realidade da qual temos estado afastados, saberemos como eliminar esses inúteis pensamentos obsessivos, as chamadas masturbações mentais, que nos impedem de alcançar o equilíbrio e de nos sentirmos em sintonia connosco próprios.
Giulio Cesare Giacobbe, um conceituado psicoterapeuta italiano, apresenta-nos diversas técnicas para atingir este objetivo.

- Uma masturbação mental é pensar em coisas que não têm qualquer tipo de relação com a realidade. - As masturbações mentais são produzidas por si mesmas.
- O pensamento, frequentemente, é uma masturbação mental.
- O pensamento que não se concretiza numa ação é uma masturbação mental.
- O pensamento originado por problemas imaginários é a mais perigosa das masturbações mentais.

Sem comentários: