quarta-feira, 13 de maio de 2020

Novo livro de João Tordo entre as próximas apostas da Penguin Random House

Depois de uma interrupção nos lançamentos, devido à COVID-19, a Penguin Random House Portugal retoma a actividade editorial e regressa com várias novidades. Entre elas, estão os romances O Dia em que Perdemos o Amor, de Javier Castillo, E, de Repente, a Alegria, de Manuel Vilas, e o ensaio Manual de Sobrevivência de um Escritor, de João Tordo. Dia 26 de Maio estarão à venda.
Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade — e da sua relação com a literatura e a vida — a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.
Esta viagem pelos meandros de um ofício que recusa deixar-se ensinar — e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência — é também uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão. Este volume percorre os autores, a tradição e o processo que fazem um autor, mas é também uma confissão dos tempos difíceis, das angústias e das dúvidas que assaltam sem piedade tanto os jovens escritores como os mais experimentados.
Manual de Sobrevivência de um Escritor é uma aventura pelo lado menos conhecido de uma forma de arte que encanta a Humanidade desde os seus primórdios. Com coragem e humildade, com ironia e sinceridade, João Tordo conduz-nos nesta viagem, cujas páginas gostariam de ser um guia (ou um amparo) para os amantes de literatura.

Sem comentários: