sexta-feira, 18 de junho de 2021

«O Rei em Lisboa» e «Um Crime em Windsor» entre os títulos de próximos romances de suspense

Tatiana, de Martin Cruz Smith
A intrépida jornalista de investigação Tatiana Petrovna salta para a morte da varanda de um sexto andar em Moscovo na mesma semana em que Grisha Grigorenko, um bilionário mafioso é baleado e enterrado com honras de figura pública. Ninguém associa os dois casos exceto Arkady Renko, que fica surpreendido com o que descobre nas gravações de Tatiana: crimes hediondos encobertos pelas versões oficiais. Todas as pistas o conduzem a Kaliningrado, "cidade secreta" da Guerra Fria, que, apesar de ficar a centenas de quilómetros do resto da Rússia, é o local onde se encontra estacionada a Frota do Báltico. Quanto mais Arkady investiga, mais se aproxima do passado de Tatiana, numa viagem surpreendente à Rússia da era Putin e à corrupção maciça que a mina.

O Caçador de Bruxas, de Max Seeck
Num subúrbio de Helsínquia, a esposa de um autor famoso é encontrada morta. Veste um lindo vestido de noite preto e está sentada à cabeceira da mesa da sua sala de jantar, que está posta com toda a formalidade. A particularidade mais inquietante - tem cravado no rosto um sorriso terrível. A princípio, tudo leva a crer tratar-se de um psicopata perturbado. Porém, cada movimento da investigadora Jessica Niemi é previamente conhecido e o criminoso está sempre um passo à sua frente. Um assassino solitário dificilmente o conseguiria fazer.
A tensão aumenta, o passado sombrio de Jessica vem à tona e esta, enquanto tenta desesperadamente evitar uma próxima vítima, vê-se confrontada com os seus próprios demónios. Os corpos empilham-se e ela sabe que, enquanto não detiver o responsável, o pesadelo não terminará.


O Rei em Lisboa, de Jack Higgins
Em julho de 1940, a aterrorizante máquina de guerra de Hitler prepara-se para invadir a Grã-Bretanha. Enquanto todos os focos estão voltados para as fronteiras, Hitler encontra uma oportunidade para realizar uma jogada audaciosa que poderá mudar o curso da guerra. Para tal, decide sequestrar o monarca que abdicara do trono inglês, e utilizá-lo contra um governo britânico cada vez mais em apuros.
Walter Schellenberg, Brigadeführer das SS e major-general da polícia, recebe ordens de Hitler para se encaminhar para Lisboa e raptar o duque e a duquesa de Windsor, na altura alojados na mansão de um conhecido banqueiro no Estoril, depois de terem fugido à ocupação alemã de França. Esta missão vai colocá-lo numa parceria improvável com uma bela americana e com um crescente movimento clandestino antinazi.
Procurado por implacáveis agentes da Gestapo e perseguido através dos caminhos ocultos e mortais de Lisboa, Madrid e Berlim, o duque esbarra com a sua lealdade e com o destino da Grã-Bretanha. Mas quem, de entre os serviços secretos alemães, será audacioso o suficiente para capturar um Rei?

Um Crime em Windsor, de S. J. Bennett
Primavera de 2016, Castelo de Windsor. Na manhã a seguir ao seu jantar de aniversário, a Rainha Isabel II fica chocada ao descobrir que um dos seus hóspedes foi encontrado morto no quarto, com uma corda em volta do pescoço. O MI5 suspeita de crime e a monarca deixa a investigação para os profissionais - até que as suspeitas começam a apontar na direção errada.
Descontente com a condução do caso, a Rainha decide tomar discretamente as rédeas do assunto. Afinal, ela tem vivido uma vida dupla desde a coroação, resolvendo secretamente crimes enquanto cumpre oficialmente os deveres reais. Mas esse segredo pode ser descoberto a qualquer momento agora que a vida dos seus funcionários está em risco. Conseguirá ela, e a sua secretária de confiança, apanhar o assassino antes que ele as envolva na sua teia?
Com habilidade, sagacidade e charme, S. J. Bennett capta o estilo da Rainha Isabel II neste mistério envolvente que retrata Sua Majestade como ela raramente é vista: bondosa, decidida, astuta e, o mais importante, uma grande juíza de caráter.

Sem comentários: