terça-feira, 15 de junho de 2021

De F. Scott Fitzgerald, chegam novas traduções de «O Estranho Caso de Benjamin Button» e «Terna É a Noite»

Depois de em Abril deste ano ter feito chegar às livrarias uma nova edição de O Grande Gatsby, a Guerra e Paz Editores volta a prestar tributo ao escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald (1896-1940), com a publicação, em novas traduções, de O Estranho Caso de Benjamin Button e Terna É a Noite.
Estas duas obras-primas do escritor norte-americano, que estarão nos escaparates livreiros a partir da próxima terça-feira, retratam problemas que figuram ainda hoje nas sociedades, como o stresse, o alcoolismo e a doença mental.

O Estranho Caso de Benjamin Button (originalmente lançado em 1921) é um conto irónico e admirável, que nos apresenta como seria a vida de trás para a frente. A obra, uma das mais fascinantes ficções curtas de Fitzgerald, foi adaptada ao cinema em 2008 por David Fincher e contou com interpretações de Brad Pitt e de Cate Blanchett.

Romance psicológico com um toque de suspense, Terna É a Noite (1934, data da sua 1.ª publicação) foi o livro ao qual o autor dedicou vários anos da sua vida. Sobre este romance (semi)autobiográfico, Ernest Hemingway disse que foi «o melhor dos seus livros».


Para escrever esta história inspirei-me num comentário de Mark Twain, em que dizia que era uma pena que a melhor parte da vida viesse no início da vida e a pior parte viesse no fim.

Realmente, Benjamin Button é um caso estranho. Ele é um bebé, mas um bebé que fuma charutos, anda de bengala e detesta leite quente. Porquê? Porque anda com o relógio às avessas: nasceu com 70 anos e, aparentemente ao contrário de toda a humanidade, fica cada dia mais novo.



Rosemary Hoyt, jovem estrela de cinema americana, vai de férias com a mãe para a Riviera francesa, onde conhece o casal Dick e Nicole Diver, dois exemplares de graciosidade e sofisticação que circulam com glamour no meio de pessoas extraordinárias. Rosemary entra nesse mundo e a sua admiração pelos Divers transforma-se em algo mais íntimo. Mas Nicole tem um segredo.

Sem comentários: