quarta-feira, 2 de junho de 2021

Os mais recentes livros infanto-juvenis publicados pela AKIARA

A AKIARA books é uma editora espanhola criada em 2018, que publica livros para crianças e jovens de todas as idades. Os seus mais recentes álbuns ilustrados, com tradução para português a cargo de Catarina Sacramento, são inspirados em histórias reais do Japão e da Venezuela.

Tancho é um livro de conhecimentos, já que se inspira na vida de Yoshitaka Ito, o homem que alimentou os grous e os salvou da extinção, no Japão. Além do texto muito breve, as ilustrações de Luciano Lozano são de uma grande beleza e contenção cromática, com um traço limpo e espontâneo que recorda a pintura oriental.

Sinopse
Com as primeiras neves chegavam os grous aos pântanos da ilha de Hokkaido, no Japão. Da sua janela, o Tancho observava a estranha dança daquelas aves. Num inverno, porém, apareceu apenas um casal de grous…
Inspirado numa história real, este livro convida-nos a viver em profunda harmonia com o mundo animal.


Do Outro Lado, com texto da escritora e poeta venezuelana Cristina Falcón Maldonado e ilustrações de Mariona Cabassa, é um conto terno, alegre e profundo. É um álbum pleno de cores exuberantes e natureza, que nos convida a refletir sobre a riqueza e a pobreza, o bullying e a superação, a capacidade de sonhar acordado e de celebrar.

Sinopse
Hoje o Juan José não tem nada que fazer porque o cabo se partiu, o cabo da tirolesa à qual sobe todos os dias para ir à escola, do outro lado do rio, desde que as cheias levaram a ponte.
O Juan José fecha os olhos, mas continua acordado, porque quer sonhar, e aprendeu a sonhar acordado, porque acordado sabe-se com o que se sonha, pode sonhar-se com o que se quiser e não com aquilo que querem os sonhos, o medo ou a insónia.
Inspirado numa história real da Venezuela, este álbum é um convite a refletir sobre a riqueza e a pobreza, a troça e a superação, a capacidade de sonhar acordado e de celebrar.

Sem comentários: