quarta-feira, 30 de junho de 2021

A sequela do romance «Olive Kitteridge» é a grande aposta da Alfaguara para este Verão

Originalmente publicado no Outono de 2019, em Olive, Again, Elizabeth Strout dá continuidade à história de uma personagem inesquecível da literatura americana, que arrebatou a imaginação de milhões de leitores e mereceu um Prémio Pulitzer. Com tradução portuguesa de Tânia Ganho, A Segunda Vida de Olive Kitteridge foi eleito por muitas publicações - como a Time, a Vogue, o The Washington Post, a Vanity Fair e o The Guardian - como um dos melhores livros do ano.

Elogios

«Strout levou-me a adorar uma mulher que eu não conhecia, de quem nada sabia. É uma escritora magnífica.» Zadie Smith

«Uma contadora de histórias de supremo talento.» Hilary Mantel

«O mais precioso de Elizabeth Strout é a subtileza com que explora os lugares mais recônditos da condição humana.» Fernando Aramburu

«Há muito que admiro a obra de Elizabeth Strout, mas este livro transcende os anteriores e triunfa, pela forma como nos conforta com as suas histórias de dor, dignidade, inteligência e coragem.» The Washington Post

«Este romance regressa a Olive Kitteridge e à cidade de Crosby para fazer o que Strout melhor sabe fazer: encontrar sentido nos detalhes mais pequenos e mundanos da vida quotidiana.» Vox

«Strout criou uma daquelas personagens raríssimas, tão vivas e divertidas que parecem ter vida própria, independentemente da história em que se inserem.» The Guardian
Sinopse
Que é feito de Olive Kitteridge? Quando soubemos dela pela última vez, acabara de perder o companheiro de toda a vida e tentava encontrar um sentido para os seus dias.
O tempo passa, mas Olive não muda e decidiu que ainda não é tempo de desistir da vida. Rude, inconveniente e teimosa, na mesma medida em que é honesta e generosa, Olive Kitteridge continua a observar a pequena cidade de Crosby com a sua peculiar combinação de empatia e reserva, mesmo quando ajuda uma mulher a dar à luz num momento absurdamente inoportuno ou consola uma rapariga que tenta aceitar a morte do pai. Olive sabe que os outros podem ser um espelho de nós. E ganha finalmente coragem para olhar para dentro com a franqueza desarmante que dedica aos demais.
Porque já é tarde para corrigir os erros do passado e a vida não pode esperar, decide agarrar a oportunidade de recomeçar ao lado de Jack Kennison, professor universitário, reformado e viúvo como ela. Ambos suportam a solidão das noites demasiado longas e sentem a falta dos filhos que não souberam manter perto de si. Juntos, tentam agarrar o futuro que sabem ser demasiado breve.

Neste novo livro, a inesquecível Olive continua a surpreender-nos com as suas tiradas, a comover-nos com a sua humanidade e a inspirar-nos a aceitar o mistério e o tumulto da vida, vincando o seu lugar como uma personagem literária mais real que a própria vida.
Um romance magistral e comovente sobre a solidão, o amor, a perda e os recomeços, e sobre a esperança que resiste em tudo isto.

Outros livros

Na Alfaguara encontram-se publicados O meu nome é Lucy Barton, Tudo é possível e Olive Kitteridge, vencedor do Pulitzer Prize e adaptado a uma série de televisão (com a actriz Frances Louise McDormand no papel principal) vencedora de um Emmy. O próximo romance da autora, Oh William!, está previsto ser publicado nos EUA em Outubro próximo.

Sem comentários: