terça-feira, 9 de novembro de 2021

«Uma Questão de Morte e de Vida», de Irvin D. Yalom e Marilyn Yalom

Editora: Desassossego
Data de publicação: 21-10-2021
N.º de páginas: 224

O professor emérito da Universidade de Stanford, na Califórnia, e psicoterapeuta de renome mundial Irvin D. Yalom, escreveu juntamente com a sua companheira de toda a vida, um livro-testemunho sincero e emocionante que abrange temas complexos como a eutanásia, o suicídio, o luto e a solidão.
A obra distribui-se por 35 capítulos alternados pela sua voz e pela de Marilyn, ambos de 87 anos, «dois velhos na última dança da vida». A primeira entrada desta espécie de diário tem início em Abril de 2019, dois meses após ter sido diagnosticado à Sr.ª Yalom um cancro agressivo, que faz com que Irvin, alguém muito experiente a lidar e ajudar pacientes em processo de luto, agora fica surpreso e indefeso perante a situação gravosa com que se depara nesta fase da sua vida. Assim, vê-se no papel do cuidador carinhoso, paciente e compreensivo da mulher que conheceu aos 15 anos e com quem teve quatro filhos. Os meses vão passando e com eles a dor é assumida por este homem, que troca de posição e deita-se no divã, confessando os seus receios mais íntimos aos leitores.

«Não posso, não quero, encarar isto de frente.»
«Será que alguma vez aceitarei a morte dela?»

No livro De Olhos Fixos no Sol, cujo tema principal é o medo da morte, Yalom escreveu que «nunca conseguimos dominar por completo a nossa ansiedade de morte — ela está sempre lá, disfarçada num canto escuro do nosso cérebro» e que «devíamos contemplar o nosso fim, familiarizar-nos com ele, dissecá-lo, analisá-lo». Como será que este profissional da saúde mental há mais de 50 anos irá contornar a dor insustentável da separação e do anseio inflexível de perda?
Em Uma Questão de Morte e de Vida, os Yaloms co-escrevem com coragem e honestidade as suas vulnerabilidades, deixando nas suas palavras um apelo para que sejamos mais benevolentes uns para os outros. É um livro que tocará corações e mentes.
Este é o décimo livro de Irvin D. Yalom editado em Portugal. Salientar esta bonita capa das Edições Desassossego, que, numa escolha acertada, não seguiram o grafismo da edição original americana.


Excertos
«Será o nosso livro, um livro diferente de todos os outros porque implica duas mentes e não uma, as reflexões de um casal que está casado há sessenta e cinco anos! Duas pessoas muito felizes por se terem uma à outra para palmilhar o caminho que acabará por levar à morte.»

«Tenho a certeza de que estou a chegar ao fim da minha vida, porém, por estranho que pareça, sinto pouca ansiedade em relação à morte.»

2 comentários:

kassie disse...

Sou grande admiradora de Irvin D. Yalom, li quase todos os livros dele. Este encontra-se entre os que não li mas essa será uma "falha" que repararei brevemente :) Bom ano!!

Só Marta disse...

É um livro ainda bastante recente :)