quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Vai sair em breve a biografia do arquitecto e pintor Nadir Afonso

Nadir Afonso Rodrigues foi um arquitecto, pintor e pensador português. Estudou pintura em Paris e foi um dos pioneiros da arte cinética, trabalhando ao lado de Victor Vasarely, Fernand Léger, August Herbin e André Bloc. Nadir Afonso (1920-2013) trabalhou também com Le Corbusier e Oscar Niemeyer.
Guilherme Pires, que assina a sua biografia, O Homem Infinito: Vida e Obra de Nadir Afonso, a publicar pela Influência a 22 deste mês, é escritor, editor, tradutor e revisor de texto.

Nadir Afonso, um homem sem limites. Como o círculo perfeito que desenhou na parede da sala dos pais, quando tinha quatro anos, pareceu ter uma vida infinita, em movimento perpétuo.
Partiu de Chaves para o mundo. Foi um arquiteto talentoso, modernista, que trabalhou com dois mestres em França e no Brasil: Le Corbusier e Oscar Niemeyer. Recusando a ideia de que a arquitetura é uma arte, prescindiu dela em prol da pintura, a sua verdadeira vocação e obsessão.
Pertenceu às vanguardas europeias da pintura abstracionista, geométrica e cinética da segunda metade do século XX, privando com figuras como Victor Vasarely, Fernand Léger, Max Ernst, Júlio Resende ou Candido Portinari. Criou uma obra plástica abundante, singular e intemporal. Em simultâneo, construiu uma filosofia estética sólida e complexa, na qual revela os mecanismos da criação artística e o sentido da arte.
Homem de paixões, teve várias relações em França, mas foi em Laura, o seu verdadeiro amor, que encontrou porto seguro, dedicando-se a ela durante 36 anos, até ao fim. Sempre humilde, sempre convicto das suas ideias e dos méritos do seu trabalho artístico, tornou-se um nome incontornável da pintura e da arquitetura portuguesa.
Nem todos o compreenderam. Muitos o celebraram. Esta é a sua biografia.

Mais informações sobre Nadir Afonso: www.nadirafonso.com
| https://www.facebook.com/fundacao.nadirafonso

Sem comentários: