sexta-feira, 19 de agosto de 2022

«Morrer de Coração Partido?», uma obra da médica australiana Nikki Stamp


Nikki Stamp é uma cirurgiã cardiotorácica australiana, professora, escritora e apresentadora de TV. É membro do Royal Australasian College of Surgeons, na área de cirurgia cardiotorácica, e trabalhou em alguns dos melhores hospitais do país.
O seu livro Morrer de Coração Partido? é publicado em Portugal pela 4 Estações Editora. Nele, o leitor irá obter a resposta a questões como as seguintes: Afinal o que é o Coração? Pode o Amor Curar? Depressão: Pode um Coração estar triste?

Sinopse
Em 2016, a atriz Carrie Fisher faleceu, deixando hordas de fãs dos Star Wars tristes. Um dia depois, a sua mãe Debbie Reynolds, morreu com um AVC. Devastada sem a filha, Debbie "morreu de coração partido". É uma espécie de coração partido amargo. Mas quais são as provas? Será que a perturbação emocional afeta o coração? Pode o amor, ou o chocolate, curar realmente os nossos problemas cardíacos? E por que razão sabemos tanto sobre os ataques cardíacos nos homens, quando são muito mais fatais nas mulheres.

Afinal o que é o Coração.
Quando foi a última vez que refletiu sobre como o corpo funciona por dentro? Já parou para imaginar como o ar entra e sai do peito? Talvez se tenha perguntado como o cérebro diz aos músculos para se moverem de forma a que possa andar. Já ficou acordado, consciente do seu batimento cardíaco e pensou em como o coração sabe o momento em que deve bater depressa e quando deve bater lentamente? Não é algo que façamos com frequência, basicamente porque não precisamos.

O que se passa com os nossos corpos é que muita coisa acontece nos bastidores. Não é necessário dizer ao coração para bater ou aos pulmões para respirar. O intestino apenas processa a comida que ingerimos e, quando queremos andar, o cérebro simplesmente põe as nossas pernas em movimento. É fácil dar tudo como garantido. A Verdade é que os nossos corpos são incríveis e não paramos com frequência suficiente para apreciar o quão fantásticos são.

O Coração em toda a sua glória.
Para transmitir aquilo que adoro em relação ao coração, este órgão bonito que fascinou artistas e cientistas, preciso de explicar o que se passa dentro de nós. Todos os dias o coração humano bate em média cerca de 70 batimentos por minuto, ou cem mil batimentos por dia. Ao contrário dos músculos dos braços e pernas, não se cansa, não precisa de descansar e não mostra fadiga.

Sem comentários: