quarta-feira, 5 de junho de 2024

«À Descoberta das Ilhas Selvagens» é o título do novo livro de José Pedro Castanheira

Do autor do diário de bordo Volta aos Açores em 15 Dias (obra vencedora, em 2022, do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga), chega agora às livrarias À Descoberta das Ilhas Selvagens. Esta obra chancelada pela Tinta-da-china, chega às livrarias a 20 deste mês.

Texto de apresentação
Os cinco marinheiros amadores, que já tinham ensaiado uma volta aos Açores em duas semanas, voltaram ao mar. Já não no veleiro Avanti, que se ficou pela marina da Horta, choroso de saudade e roído de inveja, mas num barco ainda mais pequeno, São Jorge de seu nome. Destino escolhido: a ilha da Madeira e territórios adjacentes. Objetivo último: alcançar as longínquas ilhas Selvagens, uma reserva natural que se situa muito mais próxima das Canárias do que da Madeira e que suscitou uma histórica disputa entre Portugal e Espanha. Uma viagem planeada ao milímetro para tentar escapar das arremetidas violentas das orcas que ao longo da costa ibérica brincam perigosamente com os lemes dos veleiros pequenos, mas que sucessivas e inesperadas intempéries obrigaram a reprogramar várias vezes. Este é o Diário de Bordo da incursão às quase desconhecidas Selvagens.

José Pedro Castanheira (n. 1952) é jornalista profissional desde 1974. Tem-se dedicado à grande reportagem e ao jornalismo de investigação, e ganhou alguns dos mais prestigiados galardões atribuídos em Portugal. É autor de diversos livros, entre os quais Jorge Sampaio: Uma biografia (2 vols., 2012/2017), A Queda de Salazar (com António Caeiro e Natal Vaz, 2018) e Olhe Que Não, Olhe Que Não! (com José Maria Brandão de Brito, 2020).

Conhece, aqui, as próximas publicações da editora.

Sem comentários: