quarta-feira, 19 de junho de 2024

Livro de médica americana sobre a relacção entre experiências traumáticas na infância e problemas de saúde na vida adulta


Já está à venda O Poço Mais Fundo, obra da
médica Nadine Burke Harris, especializada em Pediatria na Universidade de Stanford e com um mestrado em Saúde Pública na Universidade de Harvard. É também formada em Biologia Integrativa na Universidade da Califórnia, Berkeley.
É reconhecida internacionalmente por ter provado a importância de se correlacionar experiências traumáticas na infância, stress tóxico e problemas de saúde posteriores.
Uma edição da chancela Lua de Papel, do Grupo LeYa.

Texto de apresentação
A Dra. Nadine Burke Harris já trabalhava há muito com crianças vulneráveis quando conheceu Diego, que aos sete anos era mais pequeno do que a maioria das crianças de quatro. As análises e exames mostravam que não tinha nenhum problema de saúde que justificasse a paragem de crescimento. Mas tinha sido abusado por um conhecido da família…
Diego, sem o saber, viria a transformar a vida da médica que o atendeu. Ao vê-lo, a Dra. Nadine teve uma revelação: começou finalmente a juntar os pontos e a relacionar as experiências adversas na infância com problemas de saúde.
O seu trabalho pioneiro demonstrou as terríveis consequências das experiências traumáticas na infância. Estas podem alterar a trajetória de desenvolvimento de uma criança e afetar a sua fisiologia; podem desencadear inflamações crónicas e alterações hormonais; aumentar drasticamente o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, cancro, diabetes e até Alzheimer.
É uma doença invisível, que se esconde quase sempre sob um manto de stress tóxico e pode ser desencadeada por fatores tão banais como um divórcio ou a negligência dos pais.
Em O Poço Mais Fundo a autora expõe o problema, explica-o, e apresenta as soluções inovadoras que ao longo dos anos tem testado com sucesso, quer com crianças, quer com adultos só aparentemente funcionais.

Outro livro da editora que pode interessar: O Corpo Não Esquece.

Sem comentários: