segunda-feira, 3 de junho de 2024

Junho é mês de publicação de duas biografias de Luís de Camões

Neste mês, para assinalar os 500 anos do seu nascimento, chegam às livrarias duas biografias de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental.

Da autoria de Carlos Maria Bobone, sai pela Dom Quixote no dia 9, Camões  Vida e Obra. Esta é «uma visão geral da vida do autor de Os Lusíadas que faz interpretação provocadora da poesia e conclui: "Camões não é só um poeta, mas uma cultura e tornou-se na gramática literária e histórica de um país".»

A Contraponto publica a 20 de Junho, Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões, da autoria de uma das mais reconhecidas romancistas portuguesas da actualidade, Isabel Rio Novo (que também assinou a biografia de Agustina Bessa-Luís, em 2019). Fruto de um trabalho de cinco anos, que obrigou a autora a mergulhar a fundo em todas as biografias antigas e recentes, na pesquisa de fontes conhecidas e na reunião de informação que estava dispersa, a biógrafa aventurou-se a navegar pela vida do poeta e dá a conhecer o homem por detrás do mito.

Sem comentários: