quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Planeta lança livro sobre o Síndrome do Impostor


No seu novo livro, a psicóloga Filipa Jardim da Silva, nascida na ilha da Madeira, aborda o síndrome do impostor, explicando o que é, que tipos de impostor existem, quais as suas causas e que consequências traz para a nossa vida social, profissional e familiar, afectando a nossa autoestima e confiança.

Documentada pela primeira vez nos anos 1970, a síndrome do impostor não é uma doença, mas sim um padrão de pensamento que nos pode levar a duvidar de nós próprios e a achar que é apenas uma questão de tempo até que os outros descubram que somos uma fraude. Esta síndrome pode manifestar-se em vários momentos e áreas da nossa vida, tais como na escola, trabalho, em casa, em relacionamentos.

Síndrome da Impostora inclui mais de 40 exercícios para o dia-a-dia. Neste livro, a autora aborda esta temática tendo como público-alvo preferencial o feminino.

Excertos
«A síndrome do impostor pode ser silenciosa, mas poderosa, deixando-nos reféns de dúvidas internas e da sensação constante de não sermos «suficientes». O mindfulness, ou a prática de atenção plena, é um dos caminhos mais eficazes para reconhecer e enfrentar estas narrativas internas que nos limitam.
Ao cultivarmos a atenção plena, damos o primeiro passo para nos consciencializarmos dos pensamentos automáticos e das crenças que nos sabotam. É só quando ganhamos consciência do que pensamos, sentimos e dizemos a nós mesmas que podemos, de facto, começar a reescrever essas histórias.
Sei que, muitas vezes, existem preconceitos, resistências ou até alguma descrença em adotar práticas regulares de mindfulness. Talvez por parecerem distantes, complexas ou por acharmos que não temos tempo ou capacidade para isso. No entanto, este treino de atenção plena não precisa de ser rígido nem demorado – apenas regular e adaptado ao teu ritmo. Para facilitar esta introdução ou reforço de práticas de mindfulness na tua vida, preparei uma seleção de apps intuitivas e eficazes, em português e inglês, para que possas explorar ao teu ritmo.
Lembra-te: tornamo-nos boas naquilo que repetimos muitas vezes. Se queres tornar-te boa a ganhar consciência e sentido crítico sobre aquilo que acontece dentro de ti e à tua volta, então vais necessitar de mais flexibilidade mental e foco, e isso consegue-se com treinos regulares de atenção plena, uma ferramenta-chave para te libertares das amarras da síndrome do impostor.»

«Ao cultivar a prática da gratidão, estarás a treinar a tua mente para ver o copo meio cheio, reconhecendo as tuas conquistas e recursos. A síndrome do impostor alimenta-se da crítica e da dúvida; ao nutrir a gratidão, estás a enfraquecer esse ciclo negativo, permitindo que a confiança e a autoaceitação ganhem espaço.»

Texto de apresentação
Tu não és uma fraude. Acredita em ti. Acredita no teu valor.
Sentes que, por mais que tentes, nunca é suficiente? Carregas o peso da culpa e da vergonha? Há uma voz dentro de ti que insiste que não és boa o suficiente? Tens dificuldade em celebrar as tuas conquistas ou aceitar elogios? Questionas constantemente as tuas competências, como se fosse apenas uma questão de tempo até que todos descubram que és uma fraude?

Se respondeste «sim» a uma destas perguntas, é provável que estejas a lutar contra a síndrome do impostor, mas não te preocupes, não estás sozinha, milhões de pessoas em todo o mundo partilham este fardo silencioso.

Com relatos reais, ferramentas práticas e exercícios de autoconhecimento, este livro oferece-te um guia para parares de te autossabotar e finalmente agires com confiança. Em cada capítulo, a autora desafia-te a ultrapassares as tuas dúvidas, a venceres as tuas inseguranças, a desenvolveres uma confiança inquebrável e a tomares as rédeas da tua vida.
Se queres viver com mais confiança e autenticidade, este livro é para ti. Dá o primeiro passo — está na hora de abraçares o teu valor e caminhares com coragem em direção a uma nova versão de ti mesma.

Da mesma autora: Dar a Volta (2020).

Sem comentários: