Além do livro A Solução da Inovação, de Clayton M. Christensen e Michael Raynor, as Edições Almedina publicam a 6 de Março uma obra que é uma reflexão histórica, filosófica e poética sobre a condição humana e a sua fragilidade.
Semper Dolens - História do Suicídio no Ocidente é da autoria de Ramón Andrés (n. 1955), ensaísta, poeta e tradutor literário espanhol, considerado um dos maiores escritores espanhóis contemporâneos, que escreveu livros de referência sobre música, filosofia, arte e literatura. São exemplos: Tiempo y caída - Temas de la poesía barroca (1994), Mozart - Su vida y su obra (1999), No sufrir compañía - Escritos místicos sobre el silencio (2010) e Claudio Monteverdi - 'Lamento della Ninfa' (2017).
Com tradução de Jorge Melícias, este livro, composto por dez capítulos, pertence à colecção 'História Narrativa', das Edições 70, que tem como objectivo proporcionar textos que sejam acessíveis e de indiscutível seriedade e rigor, que retratem episódios e momentos marcantes da História, seus protagonistas, a construção das nações e as suas dinâmicas.
Semper Dolens - História do Suicídio no Ocidente, ganhou o Prémio Estado Crítico 2015 para melhor Ensaio.
Sinopse
O suicídio, concebido durante muitos séculos, na esteira do pensamento clássico, como um exercício de liberdade e até de libertação, foi reduzido, à luz da psiquiatria das últimas décadas, a uma mera patologia mental. No entanto, tal redução é uma simplificação de um dos aspetos mais decisivos da experiência humana: a dor.
Em Semper Dolens, Ramón Andrés, um dos grandes escritores espanhóis do nosso tempo, escreveu um ensaio histórico que é, ao mesmo tempo, uma reflexão profunda, filosófica e poética sobre a nossa condição e as diversas formas da nossa fragilidade.
Uma viagem de que se sai com mais vontade de viver do que nunca — sintoma de que padeciam os nossos maiores suicidas.
Outros livros que podem interessar:
Um Crime da Solidão, de Andrew Solomon e Suicídio e Comportamentos Autolesivos, de Carlos Braz Saraiva, Bessa Peixoto e Daniel Sampaio.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Ensaio de escritor espanhol dá a conhecer a História do suicídio no Ocidente
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário