sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A editora Lidel publica livro que elucida as múltiplas facetas do suicídio

de Carlos Braz Saraiva, Bessa Peixoto, Daniel Sampaio

Sinopse
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o suicídio corresponde a cerca de metade das mortes violentas que todos os anos se observam no mundo inteiro, representando quase um milhão de mortes por ano. Escrita por e para especialistas de diferentes áreas (nomeadamente psiquiatras, psicólogos, médicos-legistas, enfermeiros), todos com reconhecido valor para a Suicidologia, e representando várias instituições e escolas, a obra pretende contribuir para o estudo e prevenção do suicídio e dos comportamentos autolesivos.
Esta obra ímpar e multidisciplinar expõe com clareza as múltiplas facetas do suicídio e dos comportamentos autolesivos, através do estudo dos conceitos e da prática clínica. Pretende-se, aqui, analisar a raiz do tema, esperando que a cultura, a filosofia, a história, a religião, a sociologia ou a antropologia esclareçam, de alguma forma, os que pretendem entender o ato suicida à luz da genética ou da influência de fatores externos (como a idade, a profissão ou o estado de saúde) e tratá-lo, através da terapia ou de tratamentos somáticos, contribuindo para a evolução constante da psiquiatria. Trata-se, portanto, da obra mais completa e atual em língua portuguesa sobre o tema.
Estamos certos de que esta obra representará um marco na história da literatura científica nesta área do conhecimento e que será de extrema utilidade para profissionais e estudantes de psiquiatria, psicologia, enfermagem, sociologia, entre outros, com o objetivo da promoção da saúde mental e da prevenção do suicídio e dos comportamentos autolesivos

Conteúdos:
Aspetos conceptuais
Avaliação
Prática clínica
Ciclo de vida
Personalidade
Psicopatologia geral
Autópsias psicológicas
Populações especiais
Prevenção
Eutanásia e suicídio assistido
Cultura.

Público-alvo:
Profissionais e estudantes de psiquiatria, psicologia, enfermagem, sociologia, entre outros.

N.º de páginas: 656

Sem comentários: