domingo, 17 de agosto de 2014

«O Nadador», de Joakim Zander

Editora: Suma de Letras
Data Publicação: Julho 2014
N.º de Páginas: 464

Joakim Zander (n. 1975) é um advogado sueco a trabalhar actualmente na Finlândia. O autor já viveu e trabalhou em países como a Bélgica, Israel, Síria e EUA. Em 2010 publicou a sua tese de doutoramento, pela qual foi galardoado com o Prémio Rabobank, e mais recentemente, em Setembro de 2013, publicou o seu romance de estreia, intitulado Simmaren. A edição portuguesa foi lançada pela Suma de Letras e intitula-se O Nadador. Trabalhou na tradução da obra João Reis.
O ponto de partida do romance é Julho de 1980, onde uma bomba vitima uma diplomata do Ministério dos Negócios Estrangeiros e deixa uma bebé de dois meses órfã. O pai da menina, um espião americano em missão, abandona-a, pondo a profissão em primeiro plano, mas durante os trinta e três anos seguintes os sentimentos de culpa, raiva e vingança («As raízes da vingança são eléctricas») não o deixará de consciência tranquila. O passatempo preferido deste homem, é a natação, «nada para manter a culpa afastada».
Klara Walldéen é portadora de um passado triste, onde a solidão e a vulnerabilidade fizeram-na estudar Direito. A vida desta advogada do Parlamento Europeu tem uma viragem completa quando é subitamente contactada, após três anos de comunicação rompida, pelo ex-namorado, Mahmoud Shammosh, que encontra-se em apuros. Assim, fica envolvida sem querer numa rede de espionagem internacional, que a levará a viajar por vários países europeus. Traições, expiações e mortes, tudo vale para que uns documentos confidenciais não caiem nas mãos erradas.
A acção da história ocorre em diversos países, Bélgica, França, Suécia, Holanda, Afeganistão, EUA, Síria, e é intercalada por vários acontecimentos decorridos em 1985, 1988, 1991, 1996, 2002 e 2003. A trama principal de O Nadador passa-se em Dezembro de 2013 e estende-se até inícios de 2014, e são várias as vozes narrativas que através de frases curtas e de capítulos breves, o escritor estreante delineia este thriller. Contudo, apenas um narrador exprime-se na primeira pessoa: o nadador.
Com um início lento e pouco promissor, onde várias vozes e tempos narrativos se misturam e criam desorientação ao leitor, O Nadador é um romance que só ganha alguma intensidade — para desagrado de que quem o lê — após metade do livro estar folheado. A trama é complexa e por isso faz com que o leitor leve o seu tempo para estudar e compreender qual a mensagem que o autor quer transmitir, com a obra. Com mais dados sobre a história talvez este fosse um romance que funcionasse em pleno. Lendo um pouco sobre a biografia de Joakim Zander ficamos a saber que este é um romance, que não sendo biográfico, tem muitos pontos em comum com o percurso profissional do autor.


Excerto
«Sei que fui atingido antes de sentir a dor. Como sei sempre. Como sempre soube. Que a s ligações são mortais. Não é a mentira, mas a verdade, que ameaça a nossa existência. A seguir, a dor. Algures no estômago. Algures nas costas. Intensa e mortal. Escorrego na neve que cobre as rochas. Rodopio e caio. A dor de novo. No ombro, na mão. O tempo cessa.» (p. 407)


15 comentários:

Unknown disse...

Muito curiosa para ler

Manuela Santos disse...

Deve ser muito bom :)

dezembro disse...

Gostava muito de ler.

kassie disse...

Estou muito, muito curiosa com este livro! Vai já para a minha wishlist :)

S Dias disse...

Adoro a sinopse, já li criticas muito favoráveis; mui curiosa para ler!!!

Joana disse...

Gostava de ler este livro, concorri a alguns passatempos, mas não tive sorte, será uma das minhas próximas leituras

macy disse...

Este vou ler ainda este mês... muito curiosa depois das reviews que tenho lido!
Beijoca!
Teresa Carvalho

Helga Rosa disse...

Acabei de ler este livro há poucos dias, e custou-m a entrar na obra mas depois o ritmo aumentou e acbei por gostar. :-)

Unknown disse...

Um livro que está na minha lista, um romance que quero ler e que teve óptimas críticas ;)

Unknown disse...

Estou muito curioso para ler.

João Mira disse...

estou curioso para ler :)

Unknown disse...

Vai para a wishlist! :)

S' Henriques disse...

Estou super curiosa para ler este livro!

Professora disse...

Gostava de ler este livro. Parece-me bastante interessante :)

vera souto disse...

Gostava de ler este....