domingo, 17 de agosto de 2014

«Herói», de Rhonda Byrne

Editora: Lua de Papel
Data Publicação: Junho 2014
N.º de Páginas: 240
A primeira estampa de Hero, o quarto livro da série The Secret, da australiana Rhonda Byrne, foi publicada pela Atria Books, em Novembro de 2013. A tradução portuguesa da obra esteve a cargo de Isabel Veríssimo e chegou às livrarias em Junho de 2014.
A autora do best-seller mundial O Segredo conta nesta sua mais recente obra com o contributo de doze personalidades bem-sucedidas na esfera pessoal e profissional — CEO de empresas de renome, desportistas consagrados, etc. — residentes nos EUA, Índia, Roménia, Canadá, Inglaterra e Áustria. Visto que nas páginas de Herói há inúmeras citações de motivação de Liz Murray, Peter Foyo, John Paul DeJoria, Anastasia Soare, Michael Acton Smith, Peter Burwash, Mastin Kipp, G. M. Rao, Pete Carroll, Laird Hamilton, Layne Beachley e Paul Orfalea, além de excertos inspiradores de Mark Twain, Steve Jobs e J.K. Rowling, esta é uma obra que pode-se considerar que tenha treze autores; a cota-parte de texto de Rhonda Byrne nesta obra não ronda os quarenta por cento. Mas vamos direccionar a atenção no conteúdo e menos na sua composição.
Dividido em quatro partes, ‘O Sonho’, ‘O Herói’, ‘A Busca’ e ‘Vitória’, cada uma revela um aspecto diferente da jornada do herói. Quem é o herói? O leitor: «Está no planeta Terra para descobrir o herói que existe dentro de si.» Enquanto vamos lendo a mensagem que Byrne preparou para nós, em alternância, ao longo da obra vamos conhecendo um pouco das vidas das doze pessoas que hoje são vencedores, líderes, mas que tiveram que passar por vicissitudes difíceis na vida. No último capítulo do livro, intitulado ‘O Herói Que Existe em Si’, a autora de O Poder e A Magia aconselha que se seguirmos todos os passos, dicas, que ela e os co-autores escreveram, nos tornaremos em seres humanos inteiros, verdadeiros heróis.
Para o leitor iniciante no género de desenvolvimento pessoal, Herói é um livro que guia-o e revela-lhe um rol de técnicas, relatos motivadores e frases inspiradoras. Todavia para o leitor que lê regularmente este tipo de livros, ou que leu apenas O Segredo, esta é uma obra que não acrescenta muito mais informação que já não tenhamos conhecimento. Frases de motivação batidas como as seguintes são exemplo disso: «Mesmo quando toda a sua vida parece ter ardido completamente, uma nova vida surge das cinzas.» (p. 30), «Cada circunstância negativa também contém o seu contrário, por isso há sempre alguma coisa boa escondida em cada situação aparentemente má.» (p. 37) e «Na sua vida, pode usar a visualização para qualquer situação que queira que corra bem.» (p. 96). Para uma obra destas, de formato pequeno, com apenas 240 páginas, há muita condensação de informação e linhas díferes de pensamento, e por isso esta não é uma leitura que leia-se homogeneamente. Há que, a seu favor, realçar a edição que é aprimorada, o trabalho de paginação que liga bem com as várias estampas e símbolos a cor sépia contidos no livro, e o design geral que é apelativo.

Excerto
«É o nosso comportamento e a forma como tratamos os outros que decide se seguimos o caminho do herói.» (p. 133)

20 comentários:

Sofia disse...

Tenho apenas o primeiro volume, mas o que acho mais interessante nestes livros é o facto de ser de vários autores, várias pessoas falam da sua perspectiva e não só uma pessoa, tornado-o mais credível.

maekika disse...

Gostei de ler O Segredo! A minha próxima compra vai ser O Herói!

Claudinha disse...

Excelente, gostei imenso!

Encarnação Maria Paes disse...

Este ainda não li, mas irei ler com toda a certeza!

Encarnação Maria Paes disse...

Este ainda não li, mas irei ler com toda a certeza!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Já li O Segredo e A Magia, quero lê O Poder e posteriormente Herói. Gostei muito do conteúdo e as cousas que coloquei em prática realmente funcionaram para mim. Super recomendo a leitura deles, é uma leitura gostosa tanto que ela faz você querer ler mais e mais. Muito bom mesmo, Amei!��

soni disse...

Eu li O Segredo, tenho os livros O Poder e A Magia. O Poder é muito bom, e a A Magia trata-se de um exercício de 28 dias para a sua vida mudar. Confesso que gosto mais das histórias de pessoas comuns que usaram a Lei da Atração para conseguir algo do que as histórias de pessoas famosas. Afinal de contas, essas personalidades não são declaradamente usuárias da Lei da Atração. A Magia foca tanto na gratidão que chega a "irritar" no começo. Todo dia você tem que encontrar 10 coisas pelo que ser grato. Eu acabei ficando sem ter o que agradecer!rs Mas achei interessante e gostei de alguns exercícios. Apenas na parte que nos ensina a ser grato pela infância, eu notei que ela fala pra agradecer as viagens que fez com a família, o cinema que seus pais o levaram, etc. Mas eu nunca tive essas coisas, tive que achar coisas pra agradecer que não tinham nada a ver com a infância da classe média australiana. Me pareceu interessante que mesmo em paíseses do primeiro mundo existam pessoas negativas. Disso eu gostei. Não é o lugar que vc vive e sim o modo como vemos tudo pelo lado ruim. Depois desses livros minha cabeça mudou e consegui conquistar muita coisa que antes achava impossível pra mim.

lilianac disse...

Um livro que recomendo, para mim muito inspirador!

Andreia Sousa disse...

ainda não li mas deve ser fantástico :)

Fernando de Sousa Pereira disse...

Este ainda não li. Meu objetivo do ano é ler este livro.

Maria José disse...

Tenho o livro "O Segredo" e sou da opinião que acreditar é o primeiro passo para conseguirmos muito na nossa vida. Penso que este tipo de livros ajuda-nos a alcançar muito, é preciso é interiorizar e verdadeiramente acreditar! Gostaria de ler o "Herói".

Jesuina Rodrigues disse...

Este ainda não li, mas irei ler... a praia é boa para por a leitura em dia :)

Unknown disse...

Estou a procura desse livro, ja liguei em varias papelarias, alguem sabe informar se realmente ele foi traduzido pro portugues .. Só achei o Hero em inglês.. Se alguém souber aonde vende , por favor me passe o site.. Obrigada

Priscila disse...

Eu vivo e sinto a magia do universo todo o tempo em minha vida... Quanto privilégio estar ao alcance d todos através da leitura dos livros d Rhonda Byrne!!! Obrigada obrigada obrigada!!!!

Priscila disse...

"Os lábios falarão quando os ouvidos estiverem prontos". Vivo e sinto a magia do universo todos os dias...quem vive e sente sabe do q estou falando! Privilégio d todos estar a nossa disposição uma leitura tão clara como a de Rhonda Byrne. Obrigada obrigada obrigada!!!!!

Unknown disse...

Aonde posso encontrar o Heroi para Xomorar. Ja tem mais de dois anos que esrou a orocura e não encontro.
Rhonda Byrnes???? Mande para o Brasil este livro e em Português. Obrigada.

Elisabete Teixeira disse...

Sou apaixonada por estes livros...mas até agora sempre acreditei, fiz mais do que está no livro para fazer...e ainda não consegui que acontecesse...outras pessoas ficaram com o meu objetivo, e não é fácil ver outras pessoas viverem, na casa que sentimos ser o nosso lar...ainda hoje sinto a casa a chamar por mim e pela minha filha... não consigo acreditar que estão lá outras pessoas...

Elisabete Teixeira disse...

Sou apaixonada por estes livros...mas até agora sempre acreditei, fiz mais do que está no livro para fazer...e ainda não consegui que acontecesse...outras pessoas ficaram com o meu objetivo, e não é fácil ver outras pessoas viverem, na casa que sentimos ser o nosso lar...ainda hoje sinto a casa a chamar por mim e pela minha filha... não consigo acreditar que estão lá outras pessoas...

Unknown disse...

O segredo mudou a minha perspectiva de enxergar o mundo...