segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O novo romance de Manuel Andrade vai já na sua 3.ª edição

Após um hiato de 12 anos, o novo romance de Manuel Andrade, lançado há menos 3 meses, vai já na sua 3.ª edição. «A invulgar riqueza dramática deste romance, revelação de um novo grande escritor, Manuel Andrade, atinge não raro uma crueza quase brutal. (...) Um romance absolutamente inesquecível para quem o leia.» Palavras de Urbano Tavares Rodrigues sobre a obra Três Bichos te Esperam, Quatro te Comerão (176 páginas), um romance sobre a vida e a morte, da autoria do editor e criador dos projectos 'Escritaria' e 'Plast&Cine', o escritor Manuel Andrade. O lançamento do livro, editado pela Idioteque, teve lugar na Fábrica Santo Thyrso, a 30 de Maio de 2014 e foi apresentado por Emília Nadal e Fátima Campos Ferreira. O autor esteve na RTP e falou sobre o romance (assistir aqui, à entrevista).


O livro
Um velho numa maca de hospital rebobina a vida, lembrando muito do que passou e questionando o que verdadeiramente subsiste desta passagem efémera. A obra, escrita em 2007, resulta de uma psicanálise retardada a uma relação que o escritor - na altura psicólogo clínico - manteve com um moribundo votado a uma maca de hospital: um velho agreste e violento, inveterado apalpador de rabos de enfermeiras, embora ao mesmo tempo filosófico e senhor de desafiantes derivas mentais. É uma obra catártica que Urbano Tavares Rodrigues não hesitou em classificar de "mergulho nas vísceras do ser humano", por questionar, de uma forma quase cortante e não raro no fio da navalha, o que andamos afinal nós todos aqui a fazer, o que vale verdadeiramente a pena e o que não vale coisa absolutamente nenhuma. São novos horizontes que se abrem sobre o remorso humano, o desejo ardente que envelhece e as aspirações dolorosamente não concretizadas da existência humana.
Excertos
 «(...) como se o cosmos se pudesse abandonar lá fora, e o mais impressionante é que se pode, duas pessoas juntas conseguem, um homem e uma mulher que se saibam um do outro como pedras paridas da mesma rocha - coisa tão rara - conseguem, podem adiar o mundo sempre que queiram, as contas da luz, o gás, o padeiro e as sirenes dos bombeiros, um homem e uma mulher que se pertençam podem e o mundo que arda (...).» (p. 49)
«(...) que deve ser o coração a comandar-nos, que só faz sentido apostarmos numa mulher que nos mexa com a química, que nos inebrie, que nos deixe loucos de desejo, uma mulher a quem os nossos olhos devorem vida afora (...) a mulher que nos procure a vida toda e nos faça procurá-la - que como me diria um amigo mais tarde, mais vale uma puta que mexa connosco do que uma mulher séria que tão só admiremos (...).» (p. 91) 

O autor
Manuel Andrade nasceu em Santo Tirso em 1969. Tem três livros editados com o pseudónimo Manuel de Varziela, todos eles esgotados no circuito comercial. A nível profissional foi psicólogo clínico, editor e produtor de eventos, tendo trabalhado directamente com autores consagrados como Agustina Bessa-Luís, José Saramago e Urbano Tavares Rodrigues.


O livro pode ser adquirido em qualquer livraria ou através do contacto: info.idioteque@gmail.com.



 

Sem comentários: