domingo, 3 de agosto de 2014

O texto fundador do taoismo, numa tradução para português de Agostinho da Silva

 
O texto fundador do taoismo traduzido por Agostinho da Silva
de Lao Tsé

Data publicação: Dezembro 2013
Páginas: 114
Tradução: Agostinho da Silva
Editora: Largebooks

Sinopse
O Tao Te King, Livro do Tao e da Virtude ou Guia da Estrada Real, é dos textos mais antigos, traduzidos e lidos até aos tempos actuais, conservando uma mensagem clara e útil para os dias de hoje. Contudo, para o Taoista "ajuizado", a "substância" é de Lao Zi e o importante mesmo é poder ter acesso ao ensinamento do Velho Mestre, agora "temperado por Agostinho". Assim, o texto de Lao Zi resulta da combinação de vários factores (políticos, sociais, académicos, espirituais) que naturalmente influenciaram a sua época, e tem por base a proposta de um método de (re)conciliação do Ser consigo próprio nas diversas dimensões da sua existência, no mundo e no Universo, alcançando um patamar que supera a própria concepçãode realidade até aí proposta. Da noção de Tao, ao aprofundamento das relações entre Yin e Yang ou complementaridade dos opostos, bem como a relação Céu -Terra -Homem, oferece-nos uma visão destes e outros aspectose da forma como se organizam, produzindo um todo íntegro e coeso. José Pedro Barreno in Introdução
(in p. 35)
O Livro de Chuang Tzu e O Livro de Lié Tzu são as outras duas obras que perfazem a trilogia de escritos fundamentais do Taoismo. Texto opinativo sobres estes livros, aqui (A Borboleta Voando no Vazio, Dinalivro, 2014).

O autor
Nascido em Keuh-jin, na China, Lao Tzu (que não é seu nome verdadeiro e significa algo como “velho mestre”) trabalhou durante um certo tempo como historiador e responsável pelos arquivos oficiais dos imperadores da dinastia Chou. Lao tze, Laozi, Lao-tse ou Lao Tzu: todas essas são pronúncias ocidentalizadas do título de uma das maiores personagens da filosofia na China antiga. Acredita-se que nessa época ele tenha escrito o Tao Te Ching (Livro da Razão Suprema), uma das mais antigas e influentes obras filosóficas originárias do Oriente. Ela forma a base do Taoísmo, uma das maiores religiões do mundo. (texto retirado daqui)

Outras obras publicadas pela Largebooks sob a temática do taoismo
O Tao da Gestão, de Alfredo Sfeir-Younis
O Santo Decreto, de Yong-xheng
Outras obras publicadas pela Largebooks, ver aqui.

Sem comentários: