segunda-feira, 29 de outubro de 2018

«A Ansiedade nos Nossos Dias», de Diogo Telles Correia

Editora: Bertrand
Data de publicação: 07/09/2018
N.º de páginas: 168

Na era em que vivemos parece ser cada vez mais comum ouvirmos falar sobre doença mental. São vários os cantores (Lady Gaga, Adam Levine, Elton John), actores (Gwyneth Paltrow, Catherine Zeta-Jones, Jim Carrey) e apresentadores (Ellen Degeneres) famosos que deixaram o estigma de lado e falaram abertamente sobre as suas doenças mentais. O objectivo é sensibilizar sobre o assunto e acabar com a discriminação das doenças mentais, passando a mensagem de que ninguém está imune às doenças do foro mental.
Por cá, cerca de 16,5% dos portugueses sofrem de ansiedade, uma doença que é já denominada como a epidemia do século XXI (Augusto Cury dá-lhe o nome de Síndrome do Pensamento Acelerado). No seu mais recente livro, A Ansiedade nos Nossos Dias, o médico psiquiatra e psicoterapeuta Diogo Telles Correia refere que «esta começa a ser primariamente uma doença da sociedade e apenas secundariamente do indivíduo.»
Ao longo de oito capítulos, o especialista dá a conhecer aos leitores, através de uma abordagem simples e sem jargões, os vários tipos de ansiedade que estão diagnosticados. Para ilustrar cada uma das perturbações de ansiedade (entre elas a ansiedade social, a ansiedade generalizada e a perturbação de somatização), o psiquiatra transpõe para o papel alguns casos de pacientes seus que viram as suas vidas transtornadas (deixar de ir à escola, ao trabalho, sair com amigos, etc.) por causa da ansiedade. Assim, conhecemos por exemplo a Maria (que sofre de ansiedade social), o Álvaro (cujo maior receio é morrer) e o António (um septuagenário que padece de stresse pós-traumático).
No capítulo final, Diogo Telles Correia, fazendo uma relação entre a ansiedade nos dias correntes e as novas tecnologias (que incitam o isolamento e o contacto virtual), e em jeito de conclusão, é peremptório a afirmar que «este novo mundo é um viveiro da doença mental. (…) O Homem pós-moderno é um homem cansado, cheio de medos, de dúvidas.»
A Ansiedade nos Nossos Dias é um livro bem conseguido, que alia uma parte teórica bem fundamentada e fiável com uma mais prática: os testemunhos, cujas angústias mencionadas refletem o quotidiano de muitos portugueses.


Excertos
«Os genes que herdamos dos nossos pais (…), em conjugação com as experiências que vamos adquirindo acabam por moldar o nosso cérebro e determinar o modo como pensamos e nos comportamos perante os outros.» (p. 41)
«Os nossos traços de personalidade crescem em nós de forma lenta e progressiva e vão-se instalando em todos os nossos recantos, pensamentos, emoções, mas também no nosso corpo. Não acredito que nos possamos ver totalmente livres dessas inscrições que se vão gravando na matéria-prima da nossa existência.» (p. 55)
«É o mundo que nos incute culpas e medos. O medo de falhar, a vergonha de não ser infalível, a necessidade de ser cada vez melhor: um estudante perfeito, um filho perfeito, um cônjuge perfeito, um pai perfeito, um profissional perfeito. A perfeição que nos persegue sempre e à qual escapamos inevitavelmente. Por mais que a perscrutemos, ela não nos pertence.» (p. 123)

10 comentários:

Helena Isabel Bracieira disse...

Este tema interessa-me sobremaneira. Espero ler o livro em breve!

Ana Machado disse...

Gostaria muito de ler este livro, porque também eu sofro de ansiedade...

Arnaldo Santos disse...

Um excelente livro, aconselhado a ser lido por todas as pessoas, devido à ansiedade das pessoas nos tempos actuais, difíceis e incompreensíveis e que afectam milhões de pessoas, devido à ganância de uma minoria!

Fernanda Costa disse...

Um livro diferente dos que costumo ler. Gostava de experimentar.

Marta Ribeiro disse...

Um livro interessante e muito útil para quem tem de lidar com a ansiedade.

macy disse...

Deve ser bem interessante, não sou uma pessoa ansiosa mas tenho imensa curiosidade no tema.
Teresa Carvalho

Rita Carmo disse...


Infelizmente é um dos males da sociedade em que vivemos, a ansiedade é sem dúvida um flagelo e lutar contra ela exige força diária.

JoanaPhilipaw disse...

Penso que livros com este tipo de temas são importantes, pois cada vez mais são as pessoas que sofrem de ansiedade e outros transtornos, mas têm vergonha de pedir ajuda ou esclarecer dúvidas.
Ainda não li, mas hei-de ler ��

Arnaldo Santos disse...

Umlivro muito actual sobre um tema em que muitas pessoas, cada vez mais, precisam estar por dentro. Um livro que se recomenda.

susana disse...

Um livro apontar no meu caderno de livros que quero ler