sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Novos livros sobre José Saramago, entre eles uma biografia

Além de Um país levantado em alegria, livro de Ricardo Viel, serão publicados em breve dois novos livros sobre o Nobel de Literatura de 1998. 

Por Saramago
de Anabela Mota Ribeiro
«A vontade máxima de Anabela Mota Ribeiro concretiza-se em conhecer o ser humano que sustém o autor, aceder ao seu núcleo restrito, a partir do livro, seja ele As Pequenas Memórias ou A Viagem do Elefante. Interessa-se pela palpitação da vida, pela profundeza da respiração para além do sopro percetível das histórias contadas. E, assim, neste caso, espalha sobre a mesa da entrevista temas fundamentais em Saramago: o círculo familiar e a necessidade que forjou o seu carácter e a sua visão de mundo; o âmbito da humilhação — um aspeto não menor na psique do escritor e na relação com o próprio país —; o sucesso traduzido na devoção de tantos leitores no mundo; o compromisso com a sua circunstância histórica; a morte como expressão de um materialismo despojado; a indignação enquanto estado emocional perante a injustiça, a crueldade, a plutocracia e a violação dos Direitos Humanos; ou, por fim, a vigorosa estrutura política marxista e humanista sobre a qual sustentava o seu território ideológico, bem definido, que o levava a apresentar-se como um comunista hormonal ou como um comunista libertário.»
Fernando Gómez Aguilera, curador da Fundação José Saramago

«Decidi fazer este livro porque há a admiração imensa e um acreditar modesto mas firme de que o conjunto dos textos possibilita uma compreensão do escritor em casa. Casa-infância, casa-escrita, casa-Pilar, casa-Lanzarote, casa-mundo. O admirável trabalho fotográfico da Estelle Valente e o profundo trabalho exegético de Fernando Gómez Aguilera sobre a obra de Saramago e destes textos engrandecem imensamente o alcance deste livro. Por Saramago é uma forma de prestar tributo e agradecer o legado de Saramago.»
Anabela Mota Ribeiro


José Saramago - Rota de Vida
Uma biografia
de Joaquim Vieira
Vencedor do Prémio Nobel da Literatura – o primeiro (e único até à data) a distinguir não só Portugal como a língua portuguesa –, o escritor José Saramago (1922-2010), autor de romances fundamentais como Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis ou Ensaio sobre a Cegueira, conquistou, por esse motivo, um estatuto de primordial relevo na nossa História recente.
Trilhou, porém, um caminho árduo até atingir a consagração: originário de uma família de trabalhadores rurais ribatejanos, estudou apenas para serralheiro mecânico e fez toda a sua formação intelectual como autodidata. Manteve-se na obscuridade durante a maior parte da sua carreira, fosse como funcionário de escritório, responsável por uma editora ou até enquanto editorialista, que não assinava os seus textos, e já só por volta dos 60 anos ganhou notoriedade como romancista.
Viu-se envolvido em polémicas que mobilizaram as atenções nacionais: acusado de praticar censura e de afastar jornalistas como diretor-adjunto do Diário de Notícias, ele próprio viria a queixar-se, anos depois, de o governo lhe censurar um livro, afirmando que por tal motivo se afastava do país.
Esta biografia traça o percurso de uma personalidade única da cultura portuguesa, debruçando-se tanto sobre a sua intensa atividade criativa como sobre a sua atribulada vida privada.

Sem comentários: