terça-feira, 9 de outubro de 2018

«Uma História Negra», de Antonella Lattanzi

Editora: Suma de Letras
Data de publicação: 18/09/2018
N.º de páginas: 234
Una storia nera é o título original do terceiro romance (o primeiro a ser publicado em Portugal) da italiana Antonella Lattanzi (n. 1979), que nos apresenta uma história em que dicotomias como a mentira e a verdade, o bem e o mal, o amor e o ódio, estão bem adjacentes ao longo da trama.
Roma, 6 de Agosto de 2012. Carla e Vito Semerano encontram-se a festejar o terceiro aniversário de Mara, a filha mais nova deles. Juntamente com eles nessa noite de comemoração estão os outros filhos: Rosa, de 19, e Nicola, de 21. Este podia ser o quadro de uma família aparentemente feliz. Mas não é. Carla separou-se do marido há dois anos, pois já não aguentava estar com um homem autoritário e violento, que lhe fez a vida negra durante muitos anos em que fora vítima de violência doméstica — «Juro que te mato, Carla, degolo-te como a um porco e mato também os nossos filhos».
Essa noite quente de Agosto, fica mais obscura quando, após os filhos mais velhos irem embora, Carla fica a sós com o ex-companheiro, que apenas foi convidado para a festa apenas por insistência da pequena Mara.
Nos dias que se seguem, Vito é dado como desaparecido. E a última pessoa, que se saiba, a ter estado com ele foi Carla. Uma investigação policial é iniciada e são apontadas duas mulheres como suspeitas de estarem envolvidas no sumiço dele.
O que acontecera realmente naquela noite? O actual namorado de Carla poderá ter algo a ver com o desaparecimento? A amante de Vito de há décadas, poderá ter alguma culpa no caso? São várias as teorias da conspiração que o leitor irá desenhar em sua mente.
Uma História Negra é um romance envolvente, de ritmo acelerado e com uma linguagem cirúrgica e escorreita, onde as frases por vezes ultrapassam uma página.
Antonella Lattanzi revela ser mestra em direcionar o jogo da trama, por ela engendrada, para outra direcção, mantendo constantemente viva a atenção do leitor até ao epílogo da história.
Uma História Negra, romance que está a inspirar um filme, é também uma reflexão sobre as relações amorosas e familiares, espelho dos dias que correm.

4 comentários:

JULIO PROENCA disse...

Tenho alguma curiosidade na leitura deste thriller, não conheço a autora nem a sua escrita, debaixo de olho... :)

Ana Vieira disse...

Gostei muito desta leitura, uma escrita diferente de tudo o que tinha lido até então, muito italiano mesmo e vou querer ler mais livros desta autora! Boas leituras!

Rui Alves disse...

Fiquei curioso com a história. Gostava de o ler. :)

Fernanda Costa disse...

Este livro já está na minha lista de próximas aquisições.