segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Nova publicação da Objectiva: «Eanes e a Democracia», de David Castaño

A Editora Objectiva lança amanhã Eanes e a Democracia, do autor David Castaño.

Texto sinóptico
Em 1976, no rescaldo da revolução de Abril e de um conturbado Processo Revolucionário, Ramalho Eanes foi eleito Presidente da República. Portugal dava os primeiros passos na direcção da democracia plena e a instabilidade e incerteza quanto ao futuro político do país sentiam-se a cada movimento dos actores deste importante momento de transição. Os militares continuavam a ocupar um lugar central na vida política, o sistema partidário começava a tomar forma e o país assistia a um conjunto de crises políticas que colocavam em causa os ainda frágeis alicerces do regime democrático.
Neste período quente e crítico que decorreu entre 1976 e 1982, Eanes, o primeiro Presidente da República eleito por sufrágio directo e universal, desempenhou um papel fundamental ao contornar os riscos que ameaçavam a consolidação da democracia.
Com uma surpreendente mestria narrativa e assinalável clareza e capacidade de síntese, David Castaño acompanha a actuação de Ramalho Eanes nas suas múltiplas vertentes revelando como, paradoxalmente, foi um militar o principal responsável pela subordinação do poder militar ao poder civil, pelo regresso dos militares aos quartéis e pelo processo da consolidação democrática.

Sem comentários: