sábado, 27 de outubro de 2018

Chega a Portugal «Berta Isla», o melhor livro do ano segundo o 'El País'

A 30 deste mês a Alfaguara publica um novo livro do espanhol Javier Marías. Berta Isla, um romance do género psicológico, venceu o Prémio Nacional da Crítica, em Espanha, e foi seleccionado pelo jornal El País como o melhor livro do ano de 2017.

Texto sinóptico
Berta Isla é a história de uma mulher que espera e se transforma.
A história de um amor imperfeito, como o são todos.

Berta Isla e Tomás Nevinson conheceram-se muito jovens, em Madrid, e rapidamente decidiram passar o resto da vida juntos. Não podiam adivinhar, enquanto estudantes no dealbar da idade adulta, que o futuro lhes reservava uma convivência intermitente, pontuada por um desaparecimento.
Berta casou com Tomás pensando que o conhecia desde sempre, convencida de ter encontrado o seu destino. Mas, na realidade, não sabia nada verdadeiramente importante sobre ele. Tomás escondia-lhe algo que não podia partilhar com ninguém, nem mesmo com ela. No tempo em que fora estudante em Oxford, um acidente num “dia estúpido” mudou tudo e condicionou a sua vida para sempre, e a de Berta também.

Berta Isla é a história de um homem que quer intervir na História, acabando desterrado do mundo. É a história de uma mulher que espera por uma vida completa e, nessa espera, se transforma. É sobretudo uma história da fragilidade e tenacidade de uma relação condenada ao segredo, ao fingimento, ao desencontro; uma história de amor em que lealdade e ressentimento se entrelaçam.

Elogios da imprensa
«Um extraordinário narrador, um dos grandes, no sentido mais absoluto. Berta Isla é uma obra-prima. Marías é um mestre na arte de misturar quotidiano e paixão, mistério e banalidade, segredo e insinuação. Um dos seus grandes temas é o casamento, território em que se encontram e entrecruzam o amor e o desamor, a proximidade e a ausência, o segredo e a entrega.» Claudio Magris, El Mundo

«Um romance maravilhoso. [...] Berta Isla recorda-nos por que razão a ficção, nas mãos dos seus melhores artesãos, continua a ser a única forma de nos conhecermos cabalmente.» Juan Gabriel Vásquez, El País

«Penso que Berta Isla é um dos melhores - talvez o melhor - romances de Marías. [...] Admiro a sua capacidade para sondar os mais recônditos recantos da alma humana.»
Julia Navarro, ABC Cultural

«Javier Marías criou um romance excepcional. Instalado numa altíssima categoria de qualidade literária, o talento do escritor não esmorece nem se conforma com os caminhos já explorados.»
Domingo Ródenas, El Periódico

Sobre o autor
Javier Marías nasceu em Madrid, em 1951. É um dos mais destacados escritores espanhóis da actualidade. É membro da Real Academia Espanhola. É autor, entre outros romances, livros de contos e de ensaio, de vários romances publicados em Portugal pela Alfaguara: Assim começa o mal, Os enamoramentos, Coração tão branco, Amanhã na batalha pensa em mim, além da trilogia O teu rosto amanhã.

Sem comentários: