domingo, 13 de julho de 2025

Novos romances das escritoras espanholas Carmen Posadas e Paloma Sánchez-Garnica

Uruguaia de nascença, Carmen Posadas vive em Madrid desde 1965. É autora de ensaios, guiões de cinema e de televisão, de relatos e de vários romances, entre os quais se destacam A Filha de Cayetana, A Mestre de Marionetas e A Lenda de La Peregrina. Licença para Espiar é o título do seu novo romance, que a editora Casa das Letras publica. É um romance sobre as mulheres que se dedicaram à perigosa arte da espionagem.

Quando saber espreitar pelo buraco da fechadura se torna uma das belas-artes.

Se existe uma área na qual as apelidadas «armas femininas» são colocadas à prova é, sem dúvida, a da intriga. Desde a mais remota antiguidade, e praticamente em todas as culturas, sempre existiram mulheres que congregavam a inteligência, o valor, a astúcia e muito engenho. Carmen Posadas, depois de desenvolver uma investigação minuciosa, compõe um romance de romances: um relato apaixonante e extremamente divertido das peripécias de algumas destas mulheres que, indubitavelmente, merecem um lugar de destaque na História.
A autora recolhe, entre outras, a história da bíblica Raabe, cuja intervenção foi decisiva para conquistar a Terra Prometida, ou da Balteira, a jogralesa galega que se viu envolvida em mil e uma intrigas durante o reinado de Afonso X. Pela sua mão, conhecemos as singulares e temíveis envenenadoras da Índia, e é-nos dado um ponto de vista insólito sobre o assassínio de Júlio César. Por estas páginas desfilam rainhas como Catarina de Médici e o seu Esquadrão Voador, aventureiras como a inevitável Mata Hari, mas também princesas que colocaram o seu talento ao serviço de Hitler.
Todas elas, e mais algumas cujos nomes não podem ser mencionados, compõem um livro que se lê como o melhor romance de aventuras e onde, uma vez mais, se demonstra que o talento feminino é inesgotável e não conhece limites.


Paloma Sánchez-Garnica nasceu em Madrid em 1962. É licenciada em Direito e História e autora de vários romances de sucesso como Últimos dias em Berlim. Victoria, o seu mais recente romance, venceu o Prémio Planeta 2024, confirmando Paloma como autora de enorme reconhecimento e personalidade literária. Este 2.º livro da autora publicado pela Porto Editora é um romance extraordinário sobre sobrevivência e esperança em tempos difíceis, e sobre o poder do amor e do perdão na superação da perda e de decisões impossíveis.


No pós-Segunda Guerra Mundial, numa Berlim devastada e sem futuro aparente, Victoria sobrevive cantando todas as noites num clube noturno. Apesar da sua mente prodigiosa, capaz de criar um poderoso sistema de encriptação de mensagens, é graças a esse magro salário que Victoria garante a sobrevivência da sua filha Hedy e da sua irmã Rebecca. Quando o destino parece oferecer-lhes uma nova oportunidade, a chantagem sem escrúpulos dos russos obriga Victoria a viajar sozinha para os Estados Unidos. Embora lá possa desfrutar do amor incondicional do capitão Robert Norton, irá descobrir que este país não é a terra da liberdade que esperava: o que pensava ser a sociedade mais democrática do mundo esconde uma camada de racismo e injustiça às mãos de organizações como o Ku Klux Klan, o FBI e o senador Joseph McCarthy. Perseguida pela corrupção e espionagem normalizadas pela Guerra Fria, Victoria vê a sua coragem posta à prova, assim como a sua lealdade para com aqueles que ama.

Sem comentários: