sexta-feira, 10 de abril de 2015

Arte-terapia, Mandalas e Mindfulness, a nova moda de livros para colorir - para adultos - para afugentar o stress



https://www.facebook.com/silenciosquefalam
100 Jardins Extraordinários Para Colorir
Editora: O Arco de Diana
Sinopse
Descubra o gosto pela descontração e o prazer delicioso da lentidão na observação da natureza. Herdeiro do Éden, todo o jardim é símbolo de paz e de prazer. Ele representa também um sinal de civilização desde a Antiguidade. Assim, no terceiro milénio a. C., Gilgamesh, soberano da Mesopotâmia, criou, na sua cidade de Uruk, os mais belos jardins. No entanto, foi na Babilónia que foi criado o jardim mais memorável, por ordem de Nabucodonosor II: um jardim suspenso, composto por terraços arborizados. Uma das Sete Maravilhas do Mundo. Ao longo das páginas deste livro, o seu espírito divaga ao sabor das estações e facilmente podemos imaginar-nos um jardineiro de um rei, desenhando os planos dos mais belos canteiros no estilo francês, um eminente paisagista a organizar um herbário exótico, ou melhor ainda um sábio de um lugar longínquo a meditar sob as árvores. Estas 100 gravuras originais para colorir propõem outros tantos universos calmos e voluptuosos para pintar conforme a sua inspiração: labirintos, incríveis topiarias, elegantes jardins românticos, frisos que relembram o Taj Mahal, rosas dignas de um romântico jardim inglês, canteiros de flores que poderiam figurar nos jardins da Babilónia. Insetos e pássaros fazem parte de cenas intimistas, nas quais se misturam flores, folhagens e animais.



https://www.facebook.com/silenciosquefalam
100 Mandalas Para Colorir
Editora: O Arco de Diana
Sinopse
O universo num círculo A mandala é universal. A sua forma circular que reúne outras figuras geométricas variadas encontra-se em numerosas culturas e tradições. Contudo, o termo sânscrito mandala está ligado ao budismo tântrico (vajrayana) e à sua prática. O seu sentido original significa «círculo e centro», mas, num conceito mais abrangente, designa todo o universo e evoca a nossa relação com o mundo. No Tibete, a mandala é composta por areias coloridas; assim que se encontra terminada está destinada a ser desfeita por um simples sopro quando os monges a oferecem a uma divindade. Esta prática recorda-nos que tudo é efémero e que de nada serve agarrarmo-nos aos bens materiais. No dia a dia, as mandalas podem constituir para cada um de nós instrumentos de meditação e de visualização. É possível utilizar as cores que se associam tradicionalmente aos elementos naturais no budismo (branco, amarelo, verde, azul, vermelho) ou então dar largas à criatividade. Colorir mandalas favorece a concentração, uma respiração harmoniosa e interrompe a torrente de pensamentos que nos assalta diariamente. As 100 mandalas desta obra inspiram-se nas tradições tibetana e hindu, embora sejam figuras originais, através das quais pode dar largas à sua criatividade. "O caminho é só um para todos, os meios para atingir o fim variam com cada viajante." - Provérbio tibetano.


https://www.facebook.com/silenciosquefalam
Mindfulness - O Livro de Colorir
de Emma Farrarons
Editora: Lua de Papel
Sinopse
A prática de mindfulness nunca foi tão simples. Tudo o que precisa para relaxar está aqui: lápis e desenhos para colorir.
Ansioso? Stressado? Não vale a pena. Faça uma pequena pausa. Neste livro vai encontrar uma série de desenhos criados pela artista plástica Emma Farrarons. Foram concebidos para apelar à sua imaginação. Quando os começar a pintar vai ver como é relaxante. É como fechar uma porta e deixar os problemas do lado de fora.
Consigo ficarão apenas os lápis e o prazer antigo de transformar uma folha a preto e branco num festival de cores. Enquanto isso, estará a dedicar a sua atenção plena (mindfulness) ao essencial: a sua mão que desenha. (E, claro, nada o impede de se juntar aos filhos, pois se há coisa a que não resistem, é ver um pai, ou uma mãe, entretidos a desenhar).



https://www.facebook.com/silenciosquefalam
Arte-Terapia Anti-Stress
Jardins - 100 Imagens para Colorir
de Ana Bjezancevic
Editora: Editorial Presença
Sinopse
Em França, os livros para colorir são uma das maiores modas anti-stress entre adultos. As mulheres de todas as idades, têm sido adeptas de uma ideia importada em 2012 do Reino Unido que chega agora a Portugal. Este é um livro de grande beleza, que se tornará ainda mais bonito à medida que o for colorindo. Centenas de padrões maravilhosos, com pormenores elaborados, para lhe proporcionar muitas horas de prazer e entretenimento. Há padrões para todos os gostos - desde folhas e flores a desenhos abstratos e geométricos. Relaxante e inspirador, este livro ajuda-o a expressar a sua criatividade e a realizar as suas próprias obras de arte.

https://www.facebook.com/silenciosquefalam
Mandalas e Outros Desenhos Budistas para Colorir
de Antonio F. Rodriguéz Esteban 
Editora: Editorial Planeta
Sinopse
Liberte-se do stress com este livro para colorir especial para adultos. Um livro que promove o relaxamento, a concentração e a criatividade.
Mandalas e Outros Desenhos Budistas para Colorir reúne belíssimas imagens que acabarão por se transformar em verdadeiras obras de arte. Este livro inclui ainda frases inspiradoras que, por certo, nos farão sentir melhor connosco.


Outros livros para colorir para adultos, anti-stress, publicados em Portugal: conhece-os aqui.

Um livro que pode interessar também: Os Segredos das Cores.

Segue o blogue no Twitter 
 
www.facebook.com/silenciosquefalam
Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"

6 comentários:

Sol Duarte disse...

Ola onde consigo comprar esses livros ? obrigada
Sol Kletke

Moa disse...

Acho muito bacana mesmo estes livros pra desestressar e pra amenizar um pouco a pressão do dia a dia, além de dar aquele sopro de ideias frescas na cabeça nas horas de travamento ou briefing fraco. Esses dias atrás tive a grata surpresa de conhecer um livro pra colorir Brazuca. O nome dele é Zumbi pra Colorir do Ilustrador Tiago Holsi: http://www.tiagoholsi.com.br são desenhos bem divertidos e "terapêuticos"para aqueles momentos tensos do dia a dia. Vale a pena conferir.

Moa disse...

Acho muito bacana mesmo estes livros pra desestressar e pra amenizar um pouco a pressão do dia a dia, além de dar aquele sopro de ideias frescas na cabeça nas horas de travamento ou briefing fraco. Esses dias atrás tive a grata surpresa de conhecer um livro pra colorir Brazuca. O nome dele é Zumbi pra Colorir do Ilustrador Tiago Holsi: http://www.tiagoholsi.com.br são desenhos bem divertidos e "terapêuticos"para aqueles momentos tensos do dia a dia. Vale a pena conferir.

Miguel Pestana disse...

Sol Duarte: os livros estão à venda em qualquer livraria físisca ou através da wook.pt, fnac.pt, etc.

Obrigado pela dica Moa.

fatima goncalves disse...

ofereceram-me o livro Arte-Terapia - 100 Jardins Extraordinários Para Colorir e adoro. passa o stress e passa o tempo. optimos para entreter o filhote quando está á espera do medico, mas tambem optimo para mim. anda sempre na minha mala juntamente com os lapis. fiquei fã e quero mais

greentea disse...

são livros excelentes para evitar o stress e descansar a mente!!