sexta-feira, 24 de maio de 2019

«O Último Abraço», de Alejandro Parra

Editora: Gradiva
Data de publicação: 18/04/2019
N.º de páginas: 192
Para os leitores que se interessam por espiritualidade, parapsicologia e tanatologia, a Gradiva fez chegar às livrarias no passado mês um livro que aborda estas temáticas. O Último Abraço dá a conhecer histórias verídicas de profissionais de enfermagem de diversas partes do mundo que testemunharam fenómenos indicadores de existência de realidade transcendente.
O psicoterapeuta argentino Alejandro Parra coligiu neste livro um extenso número de experiências paranormais ocorridas em hospitais, clínicas, sanatórios e lares de idosos, que envolveram pessoas de várias faixas etárias.
Logo a abrir o primeiro capítulo, o autor doutorado em Psicologia apresenta o conceito de saúde espiritual, e, para que não hajam confusões, elucida o leitor sobre as diferenças entre espiritualidade e religião. Conceitos como “morrentes”, ”lucidez terminal” e experiências de quase-morte (EQM) e “fora do corpo” (EFC) em pacientes, são também bem esmiuçados para que sejam termos bem assimilados pelo leitor, enquanto lê os relatos intensos, variados e reveladores que até ao capítulo oito são dados a conhecer.
Pacientes que “saem” da sala de operações e confidenciam aos enfermeiros que se tinham visto a si mesmos na mesa de operações onde tinham estado a operá-los e que experienciaram uma sensação de paz; o poder simbólico dos sonhos e as visões no leito de morte; a necessidade de reconciliação com familiares, amigos, para alguns pacientes morrentes terem uma “boa morte”; relógios que param, queda de objetos, luzes que se acendem e apagam, ruídos e vozes estranhas nos momentos que antecedem uma morte; animais que pressentem a morte dos donos a quilómetros de distância; a reacção dos médicos aos “eventos inexplicáveis”. Estes são alguns tópicos de interesse que Alejandro Parra — que estuda e investiga Psicologia Paranormal há mais de três décadas — nos apresenta ao longo desta obra cativante e impressionável.
Em O Último Abraço (um trabalho de tradução de Inês Espada Vieira), o autor argentino expõe de forma directa e objectiva toda a informação que coligiu através de entrevistas a enfermeiros e profissionais de saúde, e nos elucida sobre como podemos desenvolver a nossa sensibilidade para reconhecer este género de fenómenos. É um livro aconselhado para qualquer pessoa que tenha um espírito aberto, independentemente do seu credo religioso.
Ao longo de todo este livro, os profissionais de saúde de enfermagem são referenciados de forma geral como “enfermeiras”. Fica a incerteza, se esta abordagem apenas no feminino foi um lapso de tradução ou se o autor assim escreveu no texto original.
Alejandro Parra é autor de mais de trezentos artigos científicos sobre Psicologia Paranormal e já publicou treze livros. O Último Abraço foi editado na Argentina em Fevereiro passado, e em Abril foi dado à estampa o seu mais recente título: Neurociencias en la frontera con lo paranormal.
Por fim, referir que a publicação desta obra foi possível graças a duas bolsas, uma atribuída pela Society for Psychical Research (Londres) e outra pela Fundação BIAL (Portugal).

Excertos
«O que é a vida senão um contínuo prelúdio dessa canção desconhecida cuja primeira nota solene é executada pela morte?» (p. 31-32)
«Há dois rapazes vestidos de branco que me querem levar. Podes pedir que se vão embora? Estão ali há horas. Vêm buscar-me, mas não sei quem são. Não quero ir com eles. Falo com eles, mas não me respondem. A paciente faleceu duas horas depois.» (p. 47)

Sem comentários: